Imprensa estudantil, imprensa escolar e imprensa juvenil

diferenças conceituais e analíticas em pesquisa para o século XIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v44i1.2306

Palavras-chave:

História da Educação, imprensa escolar, imprensa estudantil, imprensa juvenil

Resumo

Este estudo objetiva conceituar imprensa escolar, imprensa estudantil e imprensa juvenil publicadas durante o século XIX, pontuando suas características e elucidando suas diferenças. Responde à problemática: quais as distinções entre imprensa escolar, estudantil e juvenil e as implicações metodológicas para as pesquisas em História da Educação? A imprensa escolar é ligada à escola e passa pela supervisão do adulto. A imprensa estudantil e a juvenil não são ligadas à escola, realizam-se pela iniciativa da mocidade e não passam pela supervisão do adulto. Esses periódicos revelam o ponto de vista do estudante/jovem acerca da educação. Se a perspectiva da mocidade foi considerada ilegítima, agora, sua apropriação sobre a educação é fundamental para a compreensão dos processos educativos oitocentistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Pacífico Martineli, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares (GEPHEIINSE). Professora temporária da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tem experiência no ensino fundamental, ensino superior presencial e a distância. Atualmente, é . Desenvolve estudos na linha de pesquisa de História e Historiografia da Educação, com ênfase na história da Literatura Infantil, intelectuais e educação e na imprensa estudantil, escolar e juvenil.

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação na área de Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, com estágio de Pós-doutorado na área de Educação, na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. É Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Líder no Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares (GEPHEIINSE) - GT HISTEDBR Maringá, integrante do Grupo de Estudos Sociedade, História e Educação no Brasil (HISTEDBR). Atualmente ministra disciplinas nos cursos de Graduação em Pedagogia, presencial; atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado; é coordenadora da Central de Documentação - CDO/UEM. Foi membro do Comitê Assessor Local de Bolsas de Iniciação Científica - CABIC/UEM (3/2018 - 4/2022). É associada da ANPED (2000) e SBHE (2000). É membro de corpo editorial e parecerista de Revistas da área da Educação, como Cadernos de História da educação (UFU/MG) e HISTEDBR On-line (UNICAMP/SP), atua no Comitê Científico da EDUEM, editora da Universidade Estadual de Maringá. Atuou no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR. Foi Chefe Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação - DFE de julho de 2018 a agosto de 2020. É coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação na UEM desde novembro de 2022. É autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área educacional, tendo atuado como professora das séries iniciais e na coordenação pedagógica de escola. Foi premiada no Concurso Nacional de Ensaio do Ministério da Cultura, da Fundação Nestlé de Cultura e Fundação Casa Rui Barbosa, em 1999. Coordena projetos de pesquisa e de eventos de extensão regularmente. Atua na área da educação com ênfase em Fundamentos da Educação.  Atua nas seguintes áreas: Educação, História da Educação, Intelectuais, Instituições Escolares, Fontes e Fundamentos, Educação Pública, Imprensa, entre outras.

Referências

A IDEA: Orgam do Club dos Estudantes Curityba. Curityba, Paraná, n. 2, 1888.

AMARAL, Giane Lange do. Jornais de estudantes secundaristas das décadas de 1930 e 1960: considerações sobre seu uso em pesquisas histórico-educacionais. In: OLIVEIRA, João Paulo Gama; MANKE, Lisiane Sias; OLIVEIRA, Roselusia Teresa de Morais; RODRIGUES, Simone Paixão. Escritas estudantis na imprensa periódica da educação (séculos XIX e XX). Jundiaí: Paco Editorial, 2024. p. 21-34.

ARROYO, Leonardo. Literatura Infantil brasileira. São Paulo: Ed. da Unesp, 2011.

BASTOS, Maria Helena Camara. Impressos e cultura escolar: percursos da pesquisa sobre a imprensa estudantil no Brasil. In: DÍAZ, José María Hernández. (coord.). La prensa pedagógica de los escolares y estudiantes. Su contribución al patrimonio histórico educativo. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2015. v. 1, p. 21-43.

BIELINSKI, Alba Carneiro. Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, dos pressupostos aos reflexos de sua criação: de 1856 a 1900. 2003. 215 f. Dissertação (Mestrado em História e Crítica da Arte) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.

CASTRO, Cesar Augusto; CASTELLANOS, Samuel Luis Velázquez. A imprensa de educação e ensino maranhense: uma leitura em preto e branco. In: OLIVEIRA, João Paulo Gama; MANKE, Lisiane Sias; OLIVEIRA, Roselusia Teresa de Morais; RODRIGUES, Simone Paixão. Escritas estudantis na imprensa periódica da educação (séculos XIX e XX). Jundiaí: Paco Editorial, 2024. p. 99-115.

COSTA, Eliezer Raimundo de Souza; JINZENJI, Mônica Yumi. A imprensa estudantil juvenil no intermédio da intimidade e a vida pública (1930-1940). In: OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de; LINHALES, Meily. Assbú. (Org.). Corpos, natureza e sensibilidades em perspectiva transnacional. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2022, v. 1, p. 511-531.

HEMEROTECA DIGITAL BRASILEIRA. Disponível em: https://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/. Acesso em: 20 maio 2025.

JINZENJI, Mônica Yumi. Imprensa periódica e juventude no século XIX. In: DAROS, M. das D.; PEREIRA, E. A. T. Sentidos da educação e projetos de Brasil: século XIX e XX. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2017. p. 37-49.

JINZENJI, Mônica Yumi; COSTA, Eliezer Raimundo de Souza. Adolescência/juventude como categoria de análise nas pesquisas em história da educação: contribuições teórico-metodológicas. In: VEIGA, Cynthia Greive; OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de. (Org.). Historiografia da educação. Abordagens teóricas e metodológicas. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2019, v. 1, p. 187-222.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001.

MARTINELI, Laís Pacifico. Pelos estudantes e para os estudantes: a instrução e a literatura nos periódicos estudantis brasileiros (1870-1880). 2020, 406 f. (Tese de Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2020.

MARTINELI, Laís Pacifico; MACHADO, Maria Cristina Gomes. Instruir para o seio doméstico e para o trabalho: a educação feminina nos jornais estudantis cariocas (1880). In: OLIVEIRA, João Paulo Gama; MANKE, Lisiane Sias; OLIVEIRA, Roselusia Teresa de Morais; RODRIGUES, Simone Paixão. Escritas estudantis na imprensa periódica da educação (séculos XIX e XX). Jundiaí: Paco Editorial, 2024.

NÓVOA, Antônio. A imprensa de educação e ensino: concepção e organização do repertório português. In: CATANI, Denice Barbara; BASTOS, Maria Helena Camara. (org.). Educação em revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, 1997. p. 11-32.

O ASPIRANTE: Periodico litterario e artístico dos alumnos do Lycêo de Artes e Officios. Rio de Janeiro, n. 1, 1881.

OLIVEIRA, João Paulo Gama; MANKE, Lisiane Sias; OLIVEIRA, Roselusia Teresa de Morais; RODRIGUES, Simone Paixão. Escritas estudantis na imprensa periódica da educação (séculos XIX e XX). Jundiaí: Paco Editorial, 2024.

OLIVEIRA, João Paulo Gama; SANTOS, Luana de Jesus; ACCIOLY, Marília Marques Cruz Silva. Pesquisas sobre impressos estudantis no Brasil (2003-2022): A Voz do Estudante em foco. Cadernos de Educação - UFPEL (Online), v. 69, p. 1-23, 2025. https://doi.org/10.46848/268402025.

O ASPIRANTE: Periodico Litterario e Artístico dos alumnos do Lyceo de Artes e Officios , Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, n. 1-12, 1881.

O ASPIRANTE: Periodico Litterario e Artístico dos alumnos do Lyceo de Artes e Officios , Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, n. 13 e 14, 1882.

O PERIÓDICO DA JUVENTUDE: Jornal litterario e recreativo – Propriedade da Sociedade – Gremio Litterario Fluminense. Rio de Janeiro, n. 1, 1861.

PEREIRA, Milena da Silveira. A crítica que fez história: as associações literárias no Oitocentos. São Paulo: Ed. da Unesp Digital, 2015.

PINTO, Luis Maria da Silva. Diccionario da lingua brasileira. Ouro Preto: Typographia de Silva, 1832.

RODRIGUES, Cibele de Souza. O Porvir, jornal literário e recreativo: propriedade de uma associação de estudantes do Atheneu Sergipense (1874). 105f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, 2016.

SANTOS, Ivanildo Gomes dos. A intermitência como marca de constância: as três fases do periódico estudantil O Lyceista Alagoano (1859-1969). In: OLIVEIRA, João Paulo Gama; MANKE, Lisiane Sias; OLIVEIRA, Roselusia Teresa de Morais; RODRIGUES, Simone Paixão. Escritas estudantis na imprensa periódica da educação (séculos XIX e XX). Jundiaí: Paco Editorial, 2024.

SILVA, Camille Nascimento da.; SEIXAS, Netilia S dos Anjos. Os jornais estudantis no espaço público da imprensa paraense no século XIX. In: Anais do XI Congresso de Ciências da Comunicação da Região Norte. Palmas/TO: INTERCOM, 2010.

SILVA, Antônio de Morais; BLUTEAU, Rafael. Diccionario da lingua portugueza composto pelo padre D. Rafael Bluteau, reformado, e accrescentado por Antonio de Moraes Silva natural do Rio de Janeiro. v. 1. Lisboa: Simão Tadeu Ferreira, 1789.

SILVA, Antônio de Morais; BLUTEAU, Rafael. Diccionario da lingua portugueza composto pelo padre D. Rafael Bluteau, reformado, e accrescentado por Antonio de Moraes Silva natural do Rio de Janeiro. v. 2. Lisboa: Simão Tadeu Ferreira, 1789.

TRILLA, Jaume. A educação não-formal. In: GHANEM, Elie; Trilla, Jaume. Educação formal e não-formal: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2008. p. 15-58.

Downloads

Publicado

01-08-2026

Como Citar

Martineli, L. P., & Machado, M. C. G. (2026). Imprensa estudantil, imprensa escolar e imprensa juvenil: diferenças conceituais e analíticas em pesquisa para o século XIX. Horizontes, 44(1), e023293. https://doi.org/10.24933/horizontes.v44i1.2306

Edição

Seção

Seção Temática- História da Educação: diferentes perspectivas para possíveis contribuições em tempos de novos desafios, novos objetos e novas resistências.