Dimensões do sistema de escrita na formação de alfabetizadores

Sandra Mara Castro dos Santos, Sandra Regina Kirchner Guimarães

Resumo


Investigou-se a presença de instruções relativas às habilidades metalinguísticas implicadas na aprendizagem da escrita, na formação continuada de professores proposta pelo Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. Participaram nove formadoras vinculadas ao PNAIC/UFPR, que responderam a um questionário contendo questões relativas ao material e à formação propostos. Os dados obtidos junto às participantes destacaram orientações explícitas para o desenvolvimento de habilidades metafonológicas, embora o trabalho seja voltado à manipulação de unidades suprafonêmicas nas palavras, sem focar no desenvolvimento da consciência fonêmica. Conclui-se que há necessidade de expansão de conteúdos referentes às habilidades metamorfológicas, metalexicais e metassintáticas, na formação.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.567

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Horizontes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Universidade São Francisco
CNSP-ASF | Casa de Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia