Dimensões do sistema de escrita na formação de alfabetizadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.567

Resumo

Investigou-se a presença de instruções relativas às habilidades metalinguísticas implicadas na aprendizagem da escrita, na formação continuada de professores proposta pelo Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. Participaram nove formadoras vinculadas ao PNAIC/UFPR, que responderam a um questionário contendo questões relativas ao material e à formação propostos. Os dados obtidos junto às participantes destacaram orientações explícitas para o desenvolvimento de habilidades metafonológicas, embora o trabalho seja voltado à manipulação de unidades suprafonêmicas nas palavras, sem focar no desenvolvimento da consciência fonêmica. Conclui-se que há necessidade de expansão de conteúdos referentes às habilidades metamorfológicas, metalexicais e metassintáticas, na formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Mara Castro dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Professora dos anos iniciais do ensino fundamental, Mestre em Educação pela UFPR.

Sandra Regina Kirchner Guimarães, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela UFPR, Linha de Pesquisa: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano.

Downloads

Publicado

2019-03-15

Como Citar

Castro dos Santos, S. M., & Guimarães, S. R. K. (2019). Dimensões do sistema de escrita na formação de alfabetizadores. Horizontes, 37, e019002. https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.567