Letramento e suas dimensões

Autores

  • Eliane da Rosa PPG-Letras UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.605

Resumo

Uma vez que o letramento é proveniente de uma natureza dinâmica, variada e multidimensional, o presente artigo tem como meta discutir a relevância de letrar os aprendizes a partir de uma abordagem multidimensional, isto é, da inter-relação das suas quatro dimensões (linguística e sistemas de signos, cognitiva, sociocultural e desenvolvimental), as quais são utilizadas pelos leitores e escritores com o intuito de construir o sentido através da língua escrita. Para Stephen Kucer, ser letrado é ter a capacidade para negociar efetivamente e eficientemente essas quatro dimensões da língua escrita em determinadas situações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane da Rosa, PPG-Letras UFRGS

Doutoranda em Linguística Aplicada (Unisinos), mestre em Fonologia e Morfologia (UFRGS), especialista em Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa e graduada em Letras-Inglês (ULBRA).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-06-25

Como Citar

Rosa, E. da. (2019). Letramento e suas dimensões. Horizontes, 37, e019033. https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.605