Formação continuada de professores de matemática com enfoque nas práticas formativas: um estudo das pesquisas acadêmicas

Autores

  • Hilda Ciriaco Lima Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba https://orcid.org/0000-0001-7651-4380
  • Renata Prentteter Gama Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.627

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, do tipo estado da arte, que tem por objetivo descrever e analisar práticas formativas identificadas em 44 pesquisas acadêmicas brasileiras (2001-2016), sobre formação continuada do professor de matemática. A análise indica práticas formativas em quatro contextos (Programas/projetos; Oficinas e cursos de curta duração; Cursos de aperfeiçoamento, especialização ou extensão e Grupos), em que se aproximam da concepção de conhecimento-para-a-prática, no entanto, com tendências de inovações relativas ao planejamento conjunto, diagnóstico de necessidades formativas e análise/reflexão de práticas docentes, apoiadas no trabalho colaborativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilda Ciriaco Lima, Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba

Mestranda no Programa de Pós Graduação da UFSCAR - Campus Sorocaba, possui especialização em Gestão Educacional : Organização Escolar e Trabalho Pedagógico (2016) UEPG, especialização em Ensino da Matemática (2013) UEPG e graduação em Licenciatura em Matemática (2009) UEPG. Atuou como Assessora Técnico Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Itararé de 2013 à 2016, na área de Matemática. Atualmente atua como docente da Educação Básica na rede pública municipal de Itararé. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em ensino de Matemática.

Renata Prentteter Gama, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação: Educação Matemática pela Universidade de Campinas e docente do Departamento de Metodologia de Ensino na Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-03-15

Como Citar

Lima, H. C., & Gama, R. P. (2019). Formação continuada de professores de matemática com enfoque nas práticas formativas: um estudo das pesquisas acadêmicas. Horizontes, 37, e019013. https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.627