Oportunidades educacionais no contexto imigratório e de refúgio: considerações sobre a Alemanha
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.715Resumo
Este trabalho objetiva discutir a educação na Alemanha no contexto imigratório, diante do desafio de prover oportunidades iguais. Por meio da pesquisa bibliográfica, procedemos com uma leitura do direito internacional sobre os conceitos de nacional, migrante e refugiado. Buscamos, ainda, a compreensão do direito de ingresso e recuperamos a memória dos conflitos desencadeados pela Primavera Árabe e os desacordos e resoluções da União Europeia. Por fim, verificamos os esforços da Alemanha voltados ao sucesso escolar dos migrantes e o seu objetivo de prover oportunidades iguais, concluindo que não somente a aquisição do idioma é suficiente para melhorar o desempenho educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.