Oportunidades educacionais no contexto imigratório e de refúgio: considerações sobre a Alemanha

Autores

  • Priscila Lopes de Godoy Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.715

Resumo

Este trabalho objetiva discutir a educação na Alemanha no contexto imigratório, diante do desafio de prover oportunidades iguais. Por meio da pesquisa bibliográfica, procedemos com uma leitura do direito internacional sobre os conceitos de nacional, migrante e refugiado. Buscamos, ainda, a compreensão do direito de ingresso e recuperamos a memória dos conflitos desencadeados pela Primavera Árabe e os desacordos e resoluções da União Europeia. Por fim, verificamos os esforços da Alemanha voltados ao sucesso escolar dos migrantes e o seu objetivo de prover oportunidades iguais, concluindo que não somente a aquisição do idioma é suficiente para melhorar o desempenho educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Lopes de Godoy, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Graduada em letras pela Unesp (2007) e Pedagogia pela Unicamp (2017), é professora de língua portuguesa e literatura na educação básica e mestranda em educação pela Unicamp.

Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Professora da graduação e da pós graduação da Faculdade de Direito do Sul de Minas e da Faculdade de Educação da UNICAMP. Pesquisadora e líder do Laboratório de Políticas Públicas e Direitos Fundamentais (LabDirF/FDSM), bem como pesquisadora e vice-líder do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional - LaPPlanE da Faculdade de Educação. Secretária Geral da Sociedade Brasileira de Educação Comparada - SBEC, (gestão 2017-2018)

Downloads

Publicado

29-08-2019

Como Citar

Godoy, P. L. de, & Assis, A. E. S. Q. (2019). Oportunidades educacionais no contexto imigratório e de refúgio: considerações sobre a Alemanha. Horizontes, 37, e019041. https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.715