As imagens dos livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental e as visões de saúde que veiculam

Autores

  • Lucia Helena Pralon de Souza Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.735

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a visualidade dos livros didáticos de ciências destinados aos anos iniciais do ensino fundamental, com foco no conjunto das imagens fotográficas referentes à saúde. Apesar da crescente qualidade de sua diagramação e ilustração, o papel pedagógico de suas imagens ainda não é valorizado nos processos educativos. A investigação, ancorada por referenciais dos estudos das linguagens e da semiótica, revelou que mais de 30% da área de impressão das páginas é ocupada por imagens, com predomínio das imagens fotográficas sobre os demais tipos. A análise do conjunto de fotografias referentes à saúde indicou a predominância do foco sobre as ações individuais que promovem saúde e bem-estar, caracterizando uma ênfase Comportamental de Educação em Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Helena Pralon de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UNIRIO, Professora do curso de Pedagogia, Departamento de Didatica.

Downloads

Publicado

2019-08-29

Como Citar

Pralon de Souza, L. H. (2019). As imagens dos livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental e as visões de saúde que veiculam. Horizontes, 37, e019042. https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.735