As imagens dos livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental e as visões de saúde que veiculam

Lucia Helena Pralon de Souza

Resumo


Este trabalho teve como objetivo analisar a visualidade dos livros didáticos de ciências destinados aos anos iniciais do ensino fundamental, com foco no conjunto das imagens fotográficas referentes à saúde. Apesar da crescente qualidade de sua diagramação e ilustração, o papel pedagógico de suas imagens ainda não é valorizado nos processos educativos. A investigação, ancorada por referenciais dos estudos das linguagens e da semiótica, revelou que mais de 30% da área de impressão das páginas é ocupada por imagens, com predomínio das imagens fotográficas sobre os demais tipos. A análise do conjunto de fotografias referentes à saúde indicou a predominância do foco sobre as ações individuais que promovem saúde e bem-estar, caracterizando uma ênfase Comportamental de Educação em Saúde.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.735

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Horizontes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Universidade São Francisco
CNSP-ASF | Casa de Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia