As imagens dos livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental e as visões de saúde que veiculam
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.735Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar a visualidade dos livros didáticos de ciências destinados aos anos iniciais do ensino fundamental, com foco no conjunto das imagens fotográficas referentes à saúde. Apesar da crescente qualidade de sua diagramação e ilustração, o papel pedagógico de suas imagens ainda não é valorizado nos processos educativos. A investigação, ancorada por referenciais dos estudos das linguagens e da semiótica, revelou que mais de 30% da área de impressão das páginas é ocupada por imagens, com predomínio das imagens fotográficas sobre os demais tipos. A análise do conjunto de fotografias referentes à saúde indicou a predominância do foco sobre as ações individuais que promovem saúde e bem-estar, caracterizando uma ênfase Comportamental de Educação em Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.