Teatro narrativo, educação não formal e experiências de jovens ocupacionistas

Autores

  • Denis Guilherme Ferreira Espanhol Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Americana-SP.
  • Renata Sieiro Fernandes Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, unidade Americana - SP http://orcid.org/0000-0003-2759-143X

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.739

Resumo

O objetivo é apresentar e analisar o teatro narrativo como prática de educação não formal a partir das experiências dos jovens alunos ocupacionistas. A linguagem do Teatro Narrativo é um caminho formativo inserido em um contexto de educação não formal. A pesquisa é qualitativa, descritiva e analítica e é do tipo participante contando com ações interventivas. A amostra de sujeitos conta com cinco jovens ocupacionistas na cidade de Santa Bárbara D’Oeste-SP e a técnica para a construção dos dados foi a entrevista com roteiro semiestruturado. Soma-se a amostragem cinco atores, que representaram cada um dos jovens na ação interventiva teatral. O material construído com os jovens e pelos atores foi utilizado para a criação da dramaturgia da peça intitulada “Educação Ocupada”. Os dados foram analisados a partir dos conceitos de aprendizagem, narrativa, experiência e educação não formal. As categorias de análise que emergiram dos dados foram: a) poder de ação coletivo, b) lutar por direitos, c) insurgência, d) autonomia e maturidade, e) auto-organização e f) união. O referencial de ancoragem se baseia em Walter Benjamin, Luis Alberto de Abreu, Augusto Boal, Renata Sieiro Fernandes, Valéria A. Garcia entre outros. Conclui-se que a experiência narrativa dos jovens por meio do exercício de uma linguagem artística, no campo da educação não formal, torna-se ferramenta de formação, reflexão, questionamento e aprendizado para jovens, atores e público espectador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denis Guilherme Ferreira Espanhol, Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Americana-SP.

Graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Americana-SP. Bolsista do CNPq no período de 2017/2018. Ator, diretor e dramaturgo pelo DRT 0048734/SP. Integrante do Manada Grupo de Teatro de Americana/SP e Cia Karuna de Santa Bárbara D’Oeste/SP. Estagiário em pedagogia e oficineiro de teatro no Núcleo de Educação Integrada (NEI) da Fundação Romi em Santa Bárbara D’Oeste.

Renata Sieiro Fernandes, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, unidade Americana - SP

Pedagoga, mestre, doutora e pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Docente do programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Americana-SP. Membro do grupo Conhecimento e Análise das Intervenções na Práxis Educativa Sociocomunitária - CAIPE/UNISAL e do grupo Educação, Linguagem e Práticas Culturais - PHALA/UNICAMP.

Downloads

Publicado

29-08-2019

Como Citar

Ferreira Espanhol, D. G., & Sieiro Fernandes, R. (2019). Teatro narrativo, educação não formal e experiências de jovens ocupacionistas. Horizontes, 37, e019045. https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.739