A prática docente e a Pedagogia: reflexões acerca do cotidiano dos professores do Ensino Técnico

Ailton Gonçalves Reis

Resumo


Resumo
A formação de professores tem sido uma constante nas discussões sobre a educação. Nesse sentido, parece haver uma relação intrínseca entre o sucesso ou insucesso de um determinado processo de ensino e a formação de professores. Para o Ensino Técnico, porém, essa preocupação com a formação de professores tem deixado a desejar. Nesse contexto, este trabalho, resultado de Dissertação de Mestrado em Educação, tem como objetivo mostrar a pertinência da formação pedagógica para os professores do Ensino Técnico, com vistas a uma formação integral dos alunos egressos dos cursos técnicos. No que diz respeito à metodologia, optou-se pela pesquisa descritiva, caracterizada como um estudo de caso, realizada em um dos campi do Instituto Federal do Amazonas – IFAM, cujos participantes foram 15 professores e 30 alunos do Ensino Técnico. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram entrevistas e questionários previamente elaborados. O referencial teórico se apoia em autores que advogam a formação integral do homem e não uma formação meramente técnica, tais como: Arroyo, Contreras, Franco, Marques, Hypólito, Tardif. Espera-se, assim, contribuir na formação de professores para o Ensino Técnico de Nível Médio.
Palavras-chaves: Formação Professores; Formação Pedagógica; Ensino Técnico; Prática Docente; Cidadania.

A teaching practice and pedagogy: reflections about the daily teachers lives of Technical Teaching

Abstract
Teacher education has been a constant in discussions about education. In this sense, there seems to be an intrinsic relationship between the success or failure of a given process of teaching and teacher education. For Technical Education, however, this concern with teacher education has been less than optimal. In this context, this work, the result of Dissertation in Education, aims to show the relevance of pedagogical training for teachers of Technical Education, aiming an integral formation of students graduating from technical courses. With respect to methodology we chose the descriptive research, featured as a case study conducted in one of campi of the Federal Institute of Amazonas -IFAM, whose participants were 15teachers and30studentsof Technical Education. The instruments used for data collection were interview sand questionnaires, previously elaborated. The theoretical frame work relies on authors who advocate the integral formation of man and not a merely technical training, such as Arroyo, Contreras, Franco Marques, Hypólito, Tardiff. Thus, it is expected to contribute to the training of teachers for Technical Education Middle Level.
Keywords: Teacher Education; Pedagogical Training; Technical Education; Teaching Practice; Citizenship.


Palavras-chave


Formação Professores; Formação Pedagógica; Ensino Técnico; Prática Docente; Cidadania.

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DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i2.76

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