Um relato de experiência sobre a aplicação de duas estratégias de ensino para tratar da ética no serviço público brasileiro no município de São Francisco do Conde

Autores

  • Adelmaria Ione dos Santos Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) https://orcid.org/0000-0003-2078-0211
  • Jacqueline Silva da Silva Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.905

Resumo

Apresenta a experiência realizada em sala de aula com a aplicação de duas estratégias de ensino: aula expositiva dialogada e Phillips 66 no processo de ensino e de aprendizado sobre ética no serviço público. A aplicação ocorreu com servidores que ocupam a função de assistentes de classe, vinculados a uma Secretaria municipal de um município baiano. Os resultados revelaram que as duas estratégias corroboraram para tornar as aulas mais dinâmicas, desconstruindo o tradicional monólogo na relação professor – aluno. O estudo conclui que a estratégia da aula expositiva traz desafios para os docentes, sendo recomendada em disciplinas de 40 ou 60 horas. Já a Phillips 66 é adequada para resgatar pontos de um tema debatido como também revelar possíveis lacunas no processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelmaria Ione dos Santos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Bacharelado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Gestão Pública pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Mestranda em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari. Servidora Pública Federal.

Jacqueline Silva da Silva, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)

Referências

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. In: ______. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula, Joinville, SC: UNIVILLE, 2004. p. 67-100.

ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (Orgs.).Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 8.ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2009.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 19. ed. São Paulo: Papirus, 2012.

Downloads

Publicado

06-08-2021

Como Citar

Santos, A. I. dos, & Silva, J. S. da. (2021). Um relato de experiência sobre a aplicação de duas estratégias de ensino para tratar da ética no serviço público brasileiro no município de São Francisco do Conde. Horizontes, 39(1), e021042. https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.905

Edição

Seção

Relato de Experiência