Um relato de experiência sobre a aplicação de duas estratégias de ensino para tratar da ética no serviço público brasileiro no município de São Francisco do Conde
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.905Abstract
Apresenta a experiência realizada em sala de aula com a aplicação de duas estratégias de ensino: aula expositiva dialogada e Phillips 66 no processo de ensino e de aprendizado sobre ética no serviço público. A aplicação ocorreu com servidores que ocupam a função de assistentes de classe, vinculados a uma Secretaria municipal de um município baiano. Os resultados revelaram que as duas estratégias corroboraram para tornar as aulas mais dinâmicas, desconstruindo o tradicional monólogo na relação professor – aluno. O estudo conclui que a estratégia da aula expositiva traz desafios para os docentes, sendo recomendada em disciplinas de 40 ou 60 horas. Já a Phillips 66 é adequada para resgatar pontos de um tema debatido como também revelar possíveis lacunas no processo de aprendizagem.
Downloads
References
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. In: ______. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula, Joinville, SC: UNIVILLE, 2004. p. 67-100.
ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (Orgs.).Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 8.ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2009.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 19. ed. São Paulo: Papirus, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.