Leitura e escrita na escola: significados e sentidos atribuídos pelas crianças
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1006Abstract
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa, que teve como base os estudos de Vigotski. O objeto de estudo foi o processo de alfabetização e as dinâmicas em sala de aula para o entendimento das necessidades e das funções da leitura e da escrita de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi investigar quais significações são produzidas pelos alunos para as atividades de leitura e de escrita, propostas pela professora. O material empírico foi produzido por videogravação das observações em sala de aula, acompanhadas por registros em diário de campo; por conversas com as crianças e desenhos produzidos por elas. Os discursos das crianças valorizaram e reconheceram os contextos de usos da leitura e da escrita, aproximando as práticas escolares das práticas sociais cotidianas.
Downloads
References
ALMEIDA, A. C.; CORRÊA, H. T. Memórias na sala de aula: análise de uma prática pedagógica na perspectiva do letramento literário. Linhas, Florianópolis, v. 18, p. 108-130, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5965/1984723818372017108
AMARAL, S. F.; LIMA, M. C.; NASCIMENTO, A. L. R. Práticas de leitura no 1º ciclo do ensino fundamental: um estudo de caso. Linha Mestra, Campinas, n. 30, p. 11-15, set./dez. 2016.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRITTO, L. P. L. O engodo subjetivista e a formação do leitor. Nuances: estudos sobre educação, São Paulo, v. 28, p. 8-23, 2017. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.5093
CARDOSO, C. J.; AMÂNCIO, L. N. B. Cartilha Caminho Suave: aspectos da constituição, trajetória e permanência na alfabetização brasileira. Revista Brasileira de Alfabetização, Vitória, v. 1, n. 7, p. 33-60, jan./jun. 2018.
COELHO, I. T.; MAZZEU, F. J. C. Notas introdutórias para um método histórico-crítico de alfabetização. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, p. 2576-2593, 2016.
FRADE, I. C. A. S.; GALVÃO, A. M. O. Instrumentos e suportes de escrita no processo de escolarização: entre os usos prescritos e os não convencionais (Minas Gerais, primeira metade do século XX). Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 16, n. 1 (40), p. 297-334, jan./abr. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v16i1.775.3
GOULART, I. C. V. A representação da leitura entre versos e palavras. Linha Mestra, Campinas, v. 10, p. 470-475, 2016.
GUARDA, M. L. S.; PEREIRA, M. R. A. Ensino de leitura: uma proposta para o desenvolvimento da habilidade de inferir. Letras & Letras, Uberlândia, v. 32, n. 2, p. 231-257, jul./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.14393/LL63-v32n2a2016-12
LACERDA, M. P. Cachimônia: pela alfabetização lenta. Linhas, Florianópolis, v. 18, p. 347-376, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5965/1984723818362017347
LIMA, F. R.; CARVALHO, M. A. F. Olhares subjetivos para a alfabetização. Pensares em Revista, São Gonçalo, v. 1, p. 31-46, 2017. DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2017.33434
LOVATO, R. G.; MACIEL, F. I. P. Leitura deleite como espaço de incentivo à leitura e construção do conhecimento. Revista Brasileira de Alfabetização, Vitória, v. 1, p. 74-89, 2016.
MACEDO, M. do S. A. N.; CHAGAS, V. I. Alfabetização no contexto da escola integrada: uma perspectiva etnográfica. Revista Brasileira de Alfabetização, Vitória, v. 1, p. 209-226, 2016.
MELLO, S. A. O lugar da criança na pesquisa sobre a infância: alguns posicionamentos na perspectiva histórico-cultural. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 18, n. 2, p.183-197, jul./dez. 2010.
MORTATTI, M. R. L. Os órfãos do construtivismo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. esp. 4, p. 2267-2286, 2016. DOI: https://dx.doi.org/10.21723/riaee.v11.esp4.9193
NUNES, M. F. Literatura infantil: mediar práticas de leitura envolvendo a cultura escrita a letrada. Textura, Canoas, v. 19, p. 73-92, 2017.
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2010. (Coleção Pensamento e ação na sala de aula).
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky e o processo de formação de conceitos. In: LA TAILLE, Y.; DANTAS, H. (orgs.). Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas e discussão. São Paulo: Summus, 1992. p.32-32.
PENA, S. C. Avaliação diagnóstica da alfabetização: a experiência dos alunos de pedagogia/ PARFOR da UFPA. In: Fórum Internacional de Pedagogia FIPED, 8, 2016, Imperatriz. Anais eletrônicos [...]. Imperatriz: Universidade Federal do Maranhão, 2016. Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/TRABALHO_EV057_MD1_SA36_ID938_06092016084138.pdf. Acesso em: 10 jan. 2010.
ROSSETI-FERREIRA, M. C. et al. Rede de significações e o estudo do desenvolvimento humano. In: BARBOSA, M. C. S. (org.). Compromisso com a complexidade. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 131-134.
SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 12. ed. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2008. (Coleção Passando a limpo).
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, jan./ abr. 2004.
SOARES, M. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 17. ed. 2. impr. São Paulo: Ática, 2000. (Série Fundamentos).
SOARES, M. Concepções de linguagem e o ensino da Língua Portuguesa. In: BASTOS, N. B. (org.). Língua Portuguesa: história, perspectiva, ensino. São Paulo: EDUC, 1998. p. 53-60.
SOUZA, T. F. M.; AMÂNCIO, L. N. B. História da alfabetização, um percurso possível: pesquisa, fontes e sujeitos da memória. Revista Brasileira de Alfabetização, Vitória, v. 1, n.3, p. 93-118, jan./jul. 2016.
THIES, V. G.; PERES, E. T.; MONKS, J. C. Títulos de livros para o ensino da leitura e da escrita como projeto enunciativo (1950-2006). Educação, Santa Maria, v. 41, p. 657-670, 2016.
VELOSO, G. M.; SANTOS, F. A. dos. Leitura compartilhada de textos literários na alfabetização de crianças de 6 anos. Revista Brasileira de Alfabetização – ABAlf, Vitória, v. 1, n. 4, p. 69-88, jul. /dez. 2016.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução José Cipiolla Neto e Solange Castro Afeche. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.