Letramento na educação infantil: o que as professoras pensam (sabem)?

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1017

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar o que as professoras de educação infantil compreendem a respeito do letramento. Parte-se do princípio de que a educação infantil possui uma especificidade pedagógica própria e que o letramento envolve práticas sociais de leitura e escrita. A pesquisa foi realizada em uma instituição de educação infantil e teve como participantes as professoras que atuavam com crianças de quatro e cinco anos. Foram utilizados: questionários; observação e análise documental. As informações foram analisadas na perspectiva qualitativa e permitiram o entendimento que: prevaleceu a função socializadora da educação infantil; e, as professoras confundem os conceitos de letramento e alfabetização, não esclarecem as diferenças e relações entre os processos.

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Biografia do Autor

Tatiana Santos Arruda, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Doutora em Educação (2014) - Universidade de Brasília (UnB), com Mestrado em Educação (2007) - UnB e graduação em Pedagogia (2003) - UnB. Atualmente está na formação continuada de professores da educação infantil, na Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação/Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Tem experiência como professora de educação básica e do ensino superior, com atuação nos seguintes temas: educação infantil, ensino fundamental anos iniciais- alfabetização e letramento, ensino superior, currículo, criatividade no trabalho pedagógico e organização do trabalho pedagógico.

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Publicado

02-03-2021

Como Citar

Arruda, T. S. (2021). Letramento na educação infantil: o que as professoras pensam (sabem)?. Horizontes, 39(1), e021005. https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1017