A implementação da gestão escolar democrática na escola pública paulista em discussão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1171

Resumo

Esta pesquisa de natureza qualitativa, buscou identificar e analisar a implementação da gestão escolar democrática na Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc). Os dados foram obtidos por meio da realização de um Grupo de Discussão com seis diretores dessa rede de ensino. Os resultados mostram que a gestão escolar democrática, na escola pública paulista, embora ainda seja um processo em construção, portanto, não consolidado, é possível e não uma utopia. Os diretores com menos tempo de experiência mostram-se mais abertos às mudanças e à proposição de alternativas para ampliar a participação das famílias na gestão escolar numa perspectiva mais democrática. Os gestores veteranos, embora defendam a gestão democráticas são mais reticentes às mudanças no cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

Nonato Assis de Miranda, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional - da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Maria Aparecida Nobre Santana, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

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Publicado

13-09-2022

Como Citar

Miranda, N. A. de, & Santana, M. A. N. . (2022). A implementação da gestão escolar democrática na escola pública paulista em discussão. Horizontes, 40(1), e022039. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1171