Base Nacional Comum Curricular e inclusão escolar: problematizando os discursos acerca da construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1174Abstract
O texto objetiva analisar como os discursos da inclusão se fazem presentes na Base Nacional Comum Curricular. Apoiadas nos estudos pós-estruturalistas, realizamos uma análise documental das três versões publicadas da BNCC e evidenciamos um apagamento progressivo das discussões concernentes à inclusão, a cada versão da Base. Também salientamos que a última versão apresenta uma ênfase moral e sensibilizadora da inclusão, ao focalizar os discursos inclusivos nos sujeitos “normais”, seja por meio da sua sensibilização à diferença, seja por sua responsabilização na formação de uma sociedade mais justa e inclusiva. Argumentamos que a BNCC funciona no interior de uma governamentalidade neoliberal e aciona a noção de inclusão como instância de inscrição e produção dos sujeitos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.