A perspectiva histórico-cultural como orientação para a análise do trabalho - desafios do trabalho pedagógico na contemporaneidade

Autores

  • Ana Luiza Bustamante Smolka Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1202

Resumo

Este artigo tem como objetivo a reflexão sobre o trabalho docente pela perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano e o exame de pressupostos teóricos e epistemológicos de base marxiana que tem sustentado estudos e pesquisas sobre o assunto, no Brasil. Motivada pela proposta de simpósio no IV Congresso Internacional em Clínica da Atividade, a autora toma como base para as reflexões três trabalhos produzidos nas primeiras décadas do século XXI, os quais são ilustrativos da pluralidade de enfoques e se mostram exemplares dos esforços realizados no sentido de se compreender e analisar o trabalho docente permeado pelas intrínsecas contradições do mundo contemporâneo. Em meio às contradições, as reflexões de Vigotski com relação à temática mostram-se inspiradoras e provocadoras de novas indagações e investigações.  

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Publicado

03-08-2021

Como Citar

Smolka, A. L. B. (2021). A perspectiva histórico-cultural como orientação para a análise do trabalho - desafios do trabalho pedagógico na contemporaneidade. Horizontes, 39(1), e021028. https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1202

Edição

Seção

Seção Temática: Os desafios do trabalho na contemporaneidade