O papel do discurso nos processos de constituição identitária do surdo: um olhar da análise crítica do discurso
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1211Abstract
Este trabalho, de abordagem qualitativa, cuja metodologia utilizada é a revisão bibliográfica, analisa, a partir das funções identitária, relacional e ideacional (FAIRCLOUGH, 2008), o papel do discurso nos processos de constituição identitária do surdo, com base em autores como Strobel (2008), Perlin (2010), Skliar (2010), entre outros, que narram eventos históricos e discursivos que contribuíram para a construção da identidade surda desde a Antiguidade até a Pós-modernidade. Os resultados apontam que, historicamente, dois discursos se confrontaram, um referendado pelo ouvinte, que naturalizou uma representação identitária estigmatizada e estereotipada do surdo, e outro construído a partir do próprio surdo, que resultou na ressignificação da sua identidade.
Downloads
References
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 1 jan. 2021.
BRASIL. Decreto-Lei nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm. Acesso em: 10 jan. 2021.
COSTA, J. P.B. A educação do surdo ontem e hoje: posição sujeito e identidade. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006, p.15-41.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. 2. ed. Trad. Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.
FALCÃO, L. A. B. Surdez, cognição visual e libras: estabelecendo novos diálogos. Recife: Editora do Autor, 2010.
HONORA, M.; FRIZANCO, M. L. E. (org.). Livro ilustrado de língua brasileira de sinais: desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez. São Paulo: Ciranda Cultural, 2009.
KAUCHAKJE, S. Comunidade surda: as demandas identitárias no campo dos direitos, da inclusão e da participação social. In: SILVA, I. R.; KAUCHAKJE, S.; GESUELI, Z. M. (org.). Cidadania, surdez e linguagem: desafios e realidades. São Paulo: Plexus, 2003, p.57-76.
LOPES, M. C. Relações de poderes no espaço multicultural da escola para surdos. In: SKLIAR, C. (org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2010, p.103-120.
PERLIN, T. T. G. Identidades surdas. In: SKLIAR, C. (org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010, p.51-73.
QUADROS, R. M. Ideias para ensinar português para surdos. Brasília: MEC; São Paulo: SEESP, 2006.
SÁ, N. R. L. Cultura, poder e educação de surdos. São Paulo: Paulinas, 2006.
SILVA, T. T. Contrabando, incidentes de fronteira: ensaios de estudos culturais em educação. Porto Alegre, 1998.
SKLIAR, C. Um olhar sobre o nosso olhar acerca da surdez e das diferenças. In: SKLIAR, C. (org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2010, p.5-32.
SKLIAR, C (org). Atualidades da educação bilíngue para surdos: interfaces entre pedagogia e linguística. Porto Alegre: Mediação, 2015.
SOUZA, R. M.; GÓES, M. C. R. O ensino para surdos na escola inclusiva: considerações sobre o excludente contexto da inclusão. In: SKLIAR, C. (org.). Atualidades da educação bilíngüe para surdos: processos e projetos pedagógicos. Porto Alegre: Mediação, 1999, p.163-188.
STROBEL, K. L. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Editora UFSC, 2008.
TESKE, O. A relação dialógica como pressuposto na aceitação das diferenças: o processo de formação das comunidades surdas. In: SKLIAR, C. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 4 ed. Porto Alegre: Mediação, 2010, p.137-154.
ZÁGARI, M. R. L. O uso do presente na fonética/fonologia do português para explicar o passado. In: BARRETTO, M. M. G. S.; SALGADO, A. C. P. (org.). Sociolinguística no Brasil: uma contribuição dos estudos sobre línguas em/de contato: homenagem ao professor Jurgen Heye. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009, p.75-117.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Derli Machado de Oliveira, Daisy Mara Moreira de Oliveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.