Relação professor e estudante na universidade: um olhar sobre a formação permanente e a atuação profissional

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1213

Abstract

O texto objetiva analisar o que afirmam os docentes universitários sobre: i) as necessidades de realizar formação permanente; ii) o desenvolvimento de estratégias de ensino com vistas à promoção de aprendizagens nos estudantes; iii) a disponibilidade dos docentes em auxiliar os discentes que apresentam dificuldades de aprendizagem. A pesquisa revela os resultados de um questionário do tipo survey, aplicado a 338 professores universitários. O estudo permitiu concluir que a relação professor e estudante é fundamental para o desenvolvimento de aprendizagens. Os resultados revelam que os professores variam a metodologia de ensino de acordo com as especificidades do conteúdo a ser ensinado. De igual modo, ensinam estratégias que facilitam o aprendizado dos estudantes.

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Author Biographies

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pós-doutor e Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2017). Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2003). Especialista em Gestão de Pessoas com ênfase em Competências no setor público pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC - (2009). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1998). Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1997). É Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, lotado no Departamento de Educação. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UEFS. Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica – DIVERSO. Coordenador e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. É membro do GT 4 - Didática da Associação Nacional de Pesquisadores da Educação - ANPEd. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior (graduação e pós-graduação), atuando como professor e pesquisador nos seguintes temas: formação do educador, identidade docente, didática, leitura e produção textual, ensino de língua portuguesa, pesquisa em educação, pesquisa (auto)biográfica e docência universitária e na Educação Básica.

Rosaria da Paixão Trindade, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1996) e Mestrado em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (2009). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Feira de Santana. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Pedagogia Universitária (NEPPU) - UEFS Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Docência Universitária e Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, prática educativa, docência, pesquisa, gestão, plano de desenvolvimento da escola, gestão democrática e planejamento escolar.

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Published

2021-10-06

How to Cite

Oliveira da Silva, F., & Trindade, R. da P. . (2021). Relação professor e estudante na universidade: um olhar sobre a formação permanente e a atuação profissional. Horizontes, 39(1), e021056. https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1213