Letramento acadêmico-profissional: compreensões dos licenciandos em Letras sobre a educação linguística

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1218

Abstract

Objetivamos analisar um percurso formativo com estudantes de Letras, que integrou gêneros acadêmico-profissionais e pesquisa em imersão escolar. Considerando principalmente o Interacionismo Sociodiscursivo e os Novos Estudos de Letramentos, buscamos produzir sentido para o discurso dos licenciandos sobre as experiências com a linguagem neste processo formativo. Os dados revelam a) valorização do campo escolar como lócus de pesquisa e formação; b) necessidade de inserir os graduandos em práticas de letramento acadêmico-profissional; c) importância do trabalho coletivo; e d) repercussão frutífera da inserção dos graduandos em práticas de linguagem para a atuação profissional. Compreendemos que o percurso contribuiu com uma formação que possibilita novas estratégias na atuação docente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Tânia Guedes Magalhães, Universidade Federal de Juiz de Fora (MG)

Graduada em Letras pela UFJF, Mestre em Linguística pela UFJF, Doutora em Letras - Estudos Linguísticos pela UFF. 

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha Linguagens, culturas e saberes

Andréia Garcia-Reis, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Letras, Doutora em Linguística. Professora dos cursos de Letras e Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, na linha “Linguagens, culturas e saberes”.

 

Published

2022-03-25

How to Cite

Magalhães, T. G., & Garcia-Reis, A. (2022). Letramento acadêmico-profissional: compreensões dos licenciandos em Letras sobre a educação linguística . Horizontes, 40(1), e022002. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1218