O lugar da educação na obra de Gaston Bachelard

Authors

  • Luzia Batista de Oliveira Silva Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1237

Abstract

Discute-se o lugar da educação na filosofia de Gaston Bachelard a partir da compreensão de que ela  diz muito sobre o ser humano, a vida e o mundo, sobre a formação dentro e fora dos muros das escolas,  sem negligenciar a razão e a imaginação criadora ou liberadora de tensões humanas. O lugar destinado tanto à filosofia quanto à educação é um lugar tangenciado e atravessado por embates e discórdias, mas é, também,  lugar de construção do conhecimento, de avanços epistêmicos, considerando ainda que existem conciliações e convergências, como a dos eixos da ciência e da poesia. A educação é lugar dos afetos, dos sentimentos – lugar de aisthésis e de ethos– de cuidados, segurança, direito de sonhar, de ser criança, de ter infância e de ser protegida e,  na fase de escolarização, ter direito de errar sem ser punido pelo erro no aprendizado.

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Author Biography

Luzia Batista de Oliveira Silva, Universidade São Francisco

Docente da Graduação e da Pós-graduaçaõ do PPG Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco.

Published

2021-09-02

How to Cite

Silva, L. B. de O. (2021). O lugar da educação na obra de Gaston Bachelard. Horizontes, 39(1), e021043. https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1237

Issue

Section

Seção Temática: “A presença de Gaston Bachelard no Brasil”