As brincadeiras lúdicas e a formação de crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1257

Resumo

O texto que ora se apresenta intenta uma reflexão sobre a importância que tem os jogos e as brincadeiras na vida de crianças em seus estágios de formação e de desenvolvimento geral. Essas atividades lúdicas são muito requisitadas por professores(as) de Educação Física e de Pedagogia, que supõem, a partir de suas crenças, que esses eventos podem tornar o trabalho mais leve. Teóricos do jogo e da brincadeira servem de apoio para pavimentar uma teoria. Como suspeita de serventia pedagógica, foram ouvidos alguns professores(as) em suas práticas com o uso desses jogos. O resultado é sempre positivo: o de acharem que essas atividades são indispensáveis no labor pedagógico de cada um(a). 

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Biografia do Autor

Cleomar Ferreira Gomes, UFMT

Licenciado em Educação Física, pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiabá, Brasil (1986), Especialização em Fundamentação Filosófica da Educação Física (1986); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiabá, Brasil (1993); Especialização em Ciências do Jogo pela Université de Paris-Nord, Villetaneuse/Paris, França (1999); Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, Brasil (2001). Pós-doutoramento em Socioantropologia da Educação pela Universidade Federal Fluminense (2010). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, com ênfase na Educação Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar infantil, pesquisa em educação, formação de professores da Educação Básica, estudos da corporeidade, com destaque na etologia humana, movimento, violência e em especial aos aspectos da ludicidade como as brincadeiras infantis, a construção de brinquedos didáticos, a alegria, o lazer e o ócio.

Eva Laura Silva Fortes Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda do Programa de mestrado em educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Pesquisadora Bolsista Capes do GEPCOL ― Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Corporeidade e Ludicidade.

Renata Aparecida Carbone Mizusaki, Universidade Federal de Rondônia

Professora pesquisadora Adjunta da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena. Líder do CIRANDEIRAS – Grupo de Pesquisas e Estudos das Crianças, Folclore, Brincadeiras e Culturas Infantis; Líder do Grupo de Estudos Pedagógicos -GEP.

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Publicado

09-11-2022

Como Citar

Gomes, C. F., Carvalho, E. L. S. F., & Mizusaki, R. A. C. (2022). As brincadeiras lúdicas e a formação de crianças. Horizontes, 40(1), e022044. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1257