Processos formativos de professoras iniciantes na Educação Infantil

Authors

  • Valéria Menassa Zucolotto Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Serra.
  • Valdete Côco Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i1.133

Keywords:

Educação Infantil, Trabalho Docente, Início de Carreira

Abstract

No reconhecimento da especificidade da primeira etapa da Educação Básica e na compreensão da importância do início da carreira, este artigo, associado à pesquisa “Primeiros anos da carreira docente: diálogos com professoras iniciantes na Educação Infantil”, tematiza os aprendizados da docência na relação com a formação inicial e continuada. Com princípios teórico-metodológicos bakhtinianos (BAKHTIN, 2003), em diálogo com o conceito de saberes docentes (TARDIF, 2012), a pesquisa se desenvolveu por meio de uma abordagem qualitativa do tipo exploratória, com procedimentos de entrevista com um grupo de seis professoras. Com os dados, exploramos a necessidade de acompanhamento e apoio institucional às professoras principiantes, as iniciativas em busca de processos formativos e as possibilidades de parcerias com os docentes mais experientes.

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Author Biographies

Valéria Menassa Zucolotto, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Serra.

Mestre em Educação. Professora-Pesquisadora Bolsista CAPES na Universidade Aberta do Brasil/Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância/IFES. Integrante do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores”

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, UFES. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores”. Tutora do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes: Projeto Educação, UFES.

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Published

2015-08-09

How to Cite

Zucolotto, V. M., & Côco, V. (2015). Processos formativos de professoras iniciantes na Educação Infantil. Horizontes, 33(1). https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i1.133