Vivências no laboratório de estudos e pesquisas de educação em geografia: contribuições no percurso formativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1348

Resumo

Este artigo tem como propósito apresentar as experiências vivenciadas no Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia LEPEGEO do Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, pelos egressos durante o seu percurso formativo na graduação. O LEPEGEO tem o compromisso de ser um lugar de referência que busca criar movimentos que auxiliem na construção de caminhos para desenvolver estudos e pesquisas para produção de conhecimentos geográficos e pedagógicos. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com estudantes que, durante a graduação, participaram de atividades de ensino, pesquisa, extensão e vivenciaram experiência formativas no laboratório, destacando a importância deste espaço para tornar o exercício da prática docente potente, pautado no desenvolvimento fundamental e essencial para a vida pessoal e profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agatha Rosa dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da UDESC na linha de Políticas Educacionais, Ensino e Formação e vinculada ao Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia (LEPEGEO). Graduada em Geografia Licenciatura pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC (2021). Durante a graduação atuou como bolsista de Iniciação Científica CNPq e Residência Pedagógica.

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins , Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC

Possui Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (1989), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI (2001), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2004) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2010). Professora Associada na Universidade do Estado de Santa Catarina - FAED/UDESC na área do Ensino de Geografia. Desenvolve pesquisas na área na área de Educação, com ênfase em Processo de aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da Geografia, currículo e formação de professores para educação básica e formação continuada e Estágios Curriculares Supervisionados. Atuo como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UDESC com orientações de mestrado e doutorado. É coordenadora do grupo de pesquisa Ensino de Geografia, Formação Docente e Diferentes Linguagens no CNPQ/UDESC. Atualmente é Diretora de Extensão Cultura e Comunidade na FAED/UDESC, gestão 2017-2021. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

29-04-2022

Como Citar

Rosinski, G. L., Santos, A. R. dos ., & Martins , R. E. M. W. . (2022). Vivências no laboratório de estudos e pesquisas de educação em geografia: contribuições no percurso formativo. Horizontes, 40(1), e022007. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1348