Educação especial nas escolas federais de EPT de Santa Maria: desafios da pandemia Covid
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1381Abstract
Esta pesquisa qualitativa exploratória objetiva relatar os desafios da inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE) nas escolas federais de Educação Profissional e Tecnológica do município de Santa Maria, durante o período pandêmico. Para tanto foram escolhidos como sujeitos seis gestores de ensino e como instrumentos o grupo focal e grupo de interlocução. Constatou-se que a pandemia Covid-19 representou um grande desafio, havendo perda de contato com alguns estudantes; diminuição de ações inclusivas em uma das instituições, embora ela tenha recebido dois estudantes nesse período, Contudo, tais instituições se esforçaram para manter esses estudantes ativos em suas aulas e cursos, realizando reuniões, criando grupos de WhatsApp, disponibilizando intérpretes para os estudantes surdos, aulas gravadas, e os professores identificaram as necessidades dos estudantes PAEE, sem que esse apresentasse um atestado com CID.
Downloads
References
ALMEIDA, B. O.; ALVES, L. R. G. Letramento digital em tempos de COVID-19: uma análise da educação no contexto atual. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 1-18, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p1-18. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10282. Acesso em: 31 ago. 2022.
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede, v.7, n.1, p. 257-275, maio 2020.
BARBOUR, R. Grupos focais. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002. 229p.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf>. Acesso em 15 jan. 2020.
BRASIL. CNE. CEB. Resolução n.° 06. Diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio. Brasília, 20 de setembro de 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12992. Acesso em: 07 jul. 2020.
COLÉGIO POLITÉCNICO. Projeto Pedagógico. Santa Maria: UFSM, 2020. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/405/2022/04/Projeto-Pedagogico-2022-.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.
CORRÊA, J. C. da S.; COSTA, M. de M. Metodologia da pesquisa 1 e 2. Belém: IEPA, 2012.
CTISM. Projeto Político-Pedagógico. Santa Maria: UFSM, 2021. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/360/2022/01/Projeto-Poli%CC%81tico-Pedago%CC%81gico-2-CTISM-2021.pdf. Acesso em: 16 jan. 2021.
FACHINETTI, T.A.; SPINAZOLA, C. de C.; CARNEIRO, R. U. C. Educação inclusiva no contexto da pandemia: relato dos desafios, experiências e expectativas. Educação em Revista, Marília, v. 22, n. 01, p. 151-166, 2021.
FERREIRA, L.S.; FIORIN, B.; AMARAL, C. L. C. do; MARASCIN, M. S. Grupos de interlocução como técnica de produção e sistematização na pesquisa em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v 14, n 41, p. 191-209, jan./abr. 2014.
FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2009.
FRIGOTTO, G. Os delírios da razão: crise do capital e metamorfose conceitual no campo educacional. In: GENTILI, P. (org.). Pedagogia da exclusão,17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 20-98.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LACERDA, N. Brasil de fato. Especialista dá dicas para o período de isolamento social com crianças em casa, 2020. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2020/03/30/especialista-da-dicas-para-o-periodo-de-isolamento-social-com-criancas-em-casa . Acesso em: 13 maio 2020.
MONTEIRO, S.da S. (Re)inventar educação escolar no brasil em tempos da covid-19. Revista Augustus, [S.L.], v. 25, n. 51, p. 237-254, 3 jun. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p237. Acesso em: 20 nov. 2020.
MOREIRA, J.A. M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, [S.L.], n. 34, p. 351-364, 3 jun. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123. Acesso em: 15 out. 2020.
OPAS/OMS. Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19 &Itemid=875>. Acesso em: 17 nov. 2021.
PEREIRA, A.J., NARDUCHI, F.; MIRANDA, M. G. Biopolítica e educação: os impactos da pandemia de covid-19 nas escolas públicas. Rev. Augustus, Rio de Janeiro, v.25, n. 51, p. 219-236, jul./out. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p219. Acesso em: 05 jan. 2020.
ROCHA, G. F. S.; VIEIRA, M. de F. Educação inclusiva em tempos de pandemia: assistência aos estudantes da educação especial por meio da educação remota. Dialogia, São Paulo, n. 39, p. 1-14, e20600, set./dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5585/39.2021.20600. Acesso em: 28 jan. 2022.
VIEIRA, M. F. A gestão de EaD no contexto dos polos de apoio presencial: proximidades e diferenças entre a universidade aberta do Brasil e as instituições universitárias privadas. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Aberta, 2018. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10400.2/7182>. Acesso em: 16 nov. 2021.
VIEIRA, M. de F.; SECO, C. M. A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação - RBIE, n. 28, p. 1013- 1031, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.1013. Acesso em: 25 jan. 2022.
WENETZ, I. Presentes na escola e ausentes na rua. Brincadeiras de crianças marcadas pelo gênero e pela sexualidade. Tese (Doutorado) - Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2012.
WERNECK, G. L.; CARVALHO, M. S. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 5, e00068820, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Mariglei Severo Maraschin, Vantoir Roberto Brancher, César Augusto Robaina Filho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.