Educação especial nas escolas federais de EPT de Santa Maria: desafios da pandemia Covid

Autores

  • Mariglei Severo Maraschin Universidade Federal de Santa Maria
  • Vantoir Roberto Brancher Instituto Federal Farroupilha
  • César Augusto Robaina Filho Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0001-9534-0355

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1381

Resumo

Esta pesquisa qualitativa exploratória objetiva relatar os desafios da inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE) nas escolas federais de Educação Profissional e Tecnológica do município de Santa Maria, durante o período pandêmico. Para tanto foram escolhidos como sujeitos seis gestores de ensino e como instrumentos o grupo focal e grupo de interlocução. Constatou-se que a pandemia Covid-19 representou um grande desafio, havendo perda de contato com alguns estudantes; diminuição de ações inclusivas em uma das instituições, embora ela tenha recebido dois estudantes nesse período, Contudo, tais instituições se esforçaram para manter esses estudantes ativos em suas aulas e cursos, realizando reuniões, criando grupos de WhatsApp, disponibilizando intérpretes para os estudantes surdos, aulas gravadas, e os professores identificaram as necessidades dos estudantes PAEE, sem que esse apresentasse um atestado com CID.

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Biografia do Autor

Mariglei Severo Maraschin, Universidade Federal de Santa Maria

UFSM

Vantoir Roberto Brancher, Instituto Federal Farroupilha

IFF

César Augusto Robaina Filho, Universidade Federal de Santa Maria

UFSM

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Publicado

21-12-2022

Como Citar

Maraschin, M. S. ., Brancher, V. R., & Filho, C. A. R. . (2022). Educação especial nas escolas federais de EPT de Santa Maria: desafios da pandemia Covid. Horizontes, 40(1), e022075. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1381

Edição

Seção

Seção temática: Educação e Deficiência