Família, escola e especialistas: o tripé que contribui para o desenvolvimento da criança autista

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1393

Abstract

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possuem atrasos no desenvolvimento que requerem intervenções de especialistas, inclusão escolar e apoio da família. Considerando a importância da família, investigou-se a contribuição de familiares para o desenvolvimento de três crianças autistas de Senhor do Bonfim, município do semiárido baiano. Os dados   foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com as mães, as professoras e terapeutas das três crianças. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas pelo método de análise de conteúdo. Verificou-se que as famílias contribuíram no desenvolvimento dessas crianças, tendo suas mães como protagonistas. Foi observado pouco envolvimento da maioria dos pais das crianças autistas.

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Gisele Soares Lemos Shaw, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

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Published

2022-11-22

How to Cite

Chida, T. H. L. ., & Shaw, G. S. L. (2022). Família, escola e especialistas: o tripé que contribui para o desenvolvimento da criança autista. Horizontes, 40(1), e022057. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1393