Ações da rede estadual de ensino no Pará voltadas à educação especial em tempos de pandemia do COVID-19

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1412

Abstract

Este estudo surge da pergunta: quais as diretrizes estabelecidas pela rede estadual de ensino do Pará voltadas à Educação Especial no contexto da pandemia do novo coronavírus? Como metodologia, utiliza-se análise documental e estudo bibliográfico em documentos federais e estaduais disponíveis nos sites oficiais. Objetiva-se: apresentar as determinações para organização das redes de ensino, especificamente do estado do Pará, em função da pandemia do novo Coronavírus; indicar as ações específicas para os discentes público-alvo da educação especial nesse contexto e algumas implicações que permeiam este processo. Apresenta-se como principal resultado a identificação de posicionamentos superficiais para atender às necessidades dos alunos público-alvo da Educação Especial.

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Author Biographies

Hector Renan da Silveira Calixto, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia na Universidade Federal do Oeste do Pará. Mestre em Educação no PPGECC - Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Língua Brasileira de Sinais e em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI; Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Latino Americana de Educação - FLATED e Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia – IESAM. Atua como Professor de Libras no Instituto de Ciências da Educação (ICED) / Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. 

Tânia Suely Azevedo Brasileiro, Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa

Pós-doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP, 2008/2009), com Estagio Pós Doutoral junto a Catedra Vygotsky da Faculdade de Psicologia da Universidad de La Havana - Cuba (2009). Doutorado em Educação - Universidad Rovira i Virgili/Espanha (2002) - revalidado na Faculdade de Educação da USP, Mestrado em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade Gama Filho (1992) e Mestrado em Tecnologia Educacional - Universidad Rovira i Virgili (2001). Especialização em Medicina Desportiva e Biociência do Esporte - Universidade Federal de Juiz de Fora (1980),Especialização em Didática do Ensino Superior desde 1985 - Universidade Gama Filho/RJ, Especialização em Administração dos Serviços de Saúde - UNAERP/SP (1994). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (1997), Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (1996), Graduada em Educação Fisica, Recreação e Jogos pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG (1978), Graduada em Pedagogia - Faculdades Integradas de Ariquemes (2004). Atualmente é Professora Associada III da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), lotada no Instituto de Ciências da Educação (ICED).

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PARÁ. Decreto n.º 800, de 31 de maio de 2020. *Republicado em virtude de complementações adicionais. Institui o Projeto RETOMAPARÁ, dispondo sobre a retomada econômica e social segura, no âmbito do Estado do Pará, por meio da aplicação de medidas de distanciamento controlado e protocolos específicos para reabertura gradual e funcionamento de segmentos de atividades econômicas e sociais, e revoga o Decreto Estadual no 729, de 05 de maio de 2020, e o Decreto Estadual no 777, de 23 de maio de 2020. Diário Oficial [do] Estado do Pará, Belém, PA, 27 ago. 2020c. p. 4-6.

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Published

2022-12-23

How to Cite

Calixto, H. R. da S., & Brasileiro, T. S. A. (2022). Ações da rede estadual de ensino no Pará voltadas à educação especial em tempos de pandemia do COVID-19. Horizontes, 40(1), e022078. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1412

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Section

Seção temática: Educação e Deficiência