Utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação especial e inclusiva: uma pesquisa descritiva em tempos de pandemia da Covid-19

Authors

  • Luiz Fernando de Freitas Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Avançado Arcos https://orcid.org/0000-0002-3216-8110
  • Gleice Aline Miranda da Paixão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Avançado Arcos https://orcid.org/0000-0002-0738-1841
  • Ricael Spirandeli Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Avançado Arcos https://orcid.org/0000-0003-3190-7513

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1436

Abstract

Este artigo visa apresentar o resultado de uma pesquisa realizada com professores do ensino fundamental do município de Betim, Minas Gerais, sobre o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para promover adequações curriculares na educação de estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) durante o período de ensino remoto emergencial nos anos de 2020 e 2021. Observou-se que é incipiente o uso das tecnologias digitais no ensino em geral e no ensino de estudantes PAEE. Ainda há necessidade de maior formação docente para o uso dessas tecnologias a fim de promover o avanço das aprendizagens de todos os estudantes, bem como mais investimento e mais oferta de formações eficazes para os professores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luiz Fernando de Freitas Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Avançado Arcos

IF

Gleice Aline Miranda da Paixão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Avançado Arcos

Pedagoga (UEPA). Professora alfabetizadora desde 2011 na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (UNB).

Ricael Spirandeli Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Avançado Arcos

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Avançado Arcos; Especialista em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva. Mestrando em Educação Tecnológica (PPGET-IFTM).

References

ALVES, L. Educação Remota: entre a ilusão e a realidade. Educação, Aracaju, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020.

BERETA, M; GELLER, M. Adequação curricular no ensino de ciências: reflexões de professores de escolas inclusivas. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 34, p. 1-22, 2021.

BRASIL. Presidência da República. Lei n.o 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 24 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão: recomendações para a construção de escolas inclusivas. 2. ed. Brasília, DF: MEC/Seeb, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/const_escolasinclusivas.pdf Acesso em: 26 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer n.o 05, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF: MEC/CNE, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 24 jul. 2021.

BULHÕES, G. Desde 2020, WhatsApp lidera como aplicativo mais popular com 99% de adesão. Olhar Digital. 2021. Online. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2021/09/02/internet-e-redes-sociais/desde-2020-whatsapp-lidera-como-aplicativo-mais-popular-com-99-de-adesao/ Acesso em: 26 jan. 2022.

CARMO, L. A constituição do trabalho docente em face a (re)construção do cotidiano escolar no ensino remoto: rotina, intensificação e precarização – falas de uma pandemia. In: FRANCO, M. V. A.; MEDEIROS, D.; SOUSA, F.; CARMO, L. (org.). Educação pública no DF durante a pandemia da COVID-19: desafios do ensino remoto. Curitiba: CRV, 2021. p. 59-74.

CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (CETIC). Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2018. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019.

CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (CETIC). Pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil ‒ TIC Kids Online Brasil 2019 - TIC Educação 2019. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2020.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC). Informe pesquisa: inclusão escolar em tempos de pandemia. 2021. Online. Disponível em: http://www.fcc.org.br/inclusao-escolar-em-tempos-de-pandemia/ Acesso em: 20 jan. 2022.

FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO FRM. Retratos da educação no contexto da pandemia do coronavírus: perspectivas em diálogo. 2020. Online. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2021/01/Retratos-da-educacao-no-contexto-da-pandemia.pdf. Acesso em: 2 dez. 2021.

GALVÃO, T. A. F.; DAMASCENO, L. L. As tecnologias da informação e da comunicação como tecnologia assistiva. Brasília: Proinfo/MEC, 2000.

GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HEREDERO, E. A escola inclusiva e estratégias para fazer frente a ela: as adaptações curriculares. Acta Scientiarum, Maringá, v. 32, n. 2, p. 193-208, 2010.

INSTITUTO RODRIGO MENDES (IRM). Protocolos sobre educação inclusiva durante a pandemia da Covid-19: um sobrevoo por 23 países e organismos internacionais. 2020. Online. Disponível em: https://institutorodrigomendes.org.br/wp-content/uploads/2020/07/protocolos-educacao-inclusiva-durante-pandemia.pdf Acesso em: 1 dez. 2021.

JUNGES, D.; GATTI, A. Estudando por vídeos: o Youtube como ferramenta de aprendizagem. Informática na Educação: Teoria & Prática, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 143-158, maio/ago. 2019.

LUDOVICO, F.; MOLON, J.; BARCELLOS, P.; FRANCO, S. Covid-19: desafio dos docentes na linha de frente da educação. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 58-74, 2020.

OLIVEIRA NETA, A. de S.; NASCIMENTO, R. M.; FALCÃO, G. M. B. A educação dos estudantes com deficiência em tempos de pandemia de Covid-19: a invisibilidade dos invisíveis. Interacções, Santarém, v. 16, n. 54, p. 25-48, 2020.

ORLANDO, R.; ALVES, S.; MELETTI, S. Pessoas com deficiência em tempos de pandemia da COVID-19: algumas reflexões. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 34, p. e31/1–19, 2021.

PAGE, J.; PAIVA, D. Usando os vídeos do YouTube na pandemia: mudanças paradigmáticas no ensino de História. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 36, set. 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/36/usando-os-videos-do-youtube-na-pandemia-mudancas-paradigmaticas-no-ensino-de-historia Acesso em: 5 jan. 2022.

PORTO, C.; OLIVEIRA, K.; CHAGAS, A. Whatsapp e educação: entre mensagens, imagens e sons. Salvador: EDUFBA, 2017. Disponível em: https://books.scielo.org/id/r3xgc Acesso em: 29 jul. 2021.

SILVA, K.; BINS, K.; ROZEK, M. A educação especial e a covid-19: aprendizagens em tempos de isolamento social. Educação, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 124–136, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8914 Acesso em: 18 jul. 2021.

SILVA, M. Adequação curricular uma prática educacional inclusiva. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

SOUSA, S.; COSTA, G.; SOUSA, I.; SOUSA, R.; SANTOS, M.; OLIVEIRA, N.; ALMEIDA, L.; RODRIGUES, T.; BELFORT, I.; TOUSSAINT, L.; VIEIRA, R.; FURTADO, É.; FERREIRA, S.; SILVA, L.; MOREIRAS, F.; FERREIRA, R. Reflections on remote learning in the pandemic. Research, Society and Development, [s. l.], v. 10, n. 15, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/22928 Acesso em: 30 dez. 2021.

SOUZA, F.; DAINEZ, D. Educação especial e inclusiva em tempos de pandemia: o lugar da escola e as condições do ensino remoto emergencial. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-15, 2020.

TAVARES, L.; SANTOS, L.; FREITAS, M. A educação inclusiva: um estudo sobre a formação docente. Revista Brasileira de Educação Especial, Marilia, v. 22, n. 4, out./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000400005

TODOS PELA EDUCAÇÃO (TPE). Nota Técnica: ensino à distância na educação básica frente à pandemia da COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/425.pdf?1730332266=&utm_source=conteudo-nota&utm_ medium=hiperlink-download Acesso em: 20 jan. 2020.

VAZ, K.; BARCELOS, L.; GARCIA, R. Propostas para a educação especial em tempos de pandemia: exclusão escancarada. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 24, p. 1-10, 2021.

Published

2022-12-21

How to Cite

Freitas Junior, L. F. de, Paixão, G. A. M. da, & Rocha, R. S. . (2022). Utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação especial e inclusiva: uma pesquisa descritiva em tempos de pandemia da Covid-19. Horizontes, 40(1), e022072. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1436

Issue

Section

Seção temática: Educação e Deficiência