Utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação especial e inclusiva: uma pesquisa descritiva em tempos de pandemia da Covid-19

Autores

  • Luiz Fernando de Freitas Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Avançado Arcos https://orcid.org/0000-0002-3216-8110
  • Gleice Aline Miranda da Paixão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Avançado Arcos https://orcid.org/0000-0002-0738-1841
  • Ricael Spirandeli Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Avançado Arcos https://orcid.org/0000-0003-3190-7513

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1436

Resumo

Este artigo visa apresentar o resultado de uma pesquisa realizada com professores do ensino fundamental do município de Betim, Minas Gerais, sobre o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para promover adequações curriculares na educação de estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) durante o período de ensino remoto emergencial nos anos de 2020 e 2021. Observou-se que é incipiente o uso das tecnologias digitais no ensino em geral e no ensino de estudantes PAEE. Ainda há necessidade de maior formação docente para o uso dessas tecnologias a fim de promover o avanço das aprendizagens de todos os estudantes, bem como mais investimento e mais oferta de formações eficazes para os professores.

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Biografia do Autor

Luiz Fernando de Freitas Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Avançado Arcos

IF

Gleice Aline Miranda da Paixão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Avançado Arcos

Pedagoga (UEPA). Professora alfabetizadora desde 2011 na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (UNB).

Ricael Spirandeli Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Avançado Arcos

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Avançado Arcos; Especialista em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva. Mestrando em Educação Tecnológica (PPGET-IFTM).

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Publicado

21-12-2022

Como Citar

Freitas Junior, L. F. de, Paixão, G. A. M. da, & Rocha, R. S. . (2022). Utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação especial e inclusiva: uma pesquisa descritiva em tempos de pandemia da Covid-19. Horizontes, 40(1), e022072. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1436

Edição

Seção

Seção temática: Educação e Deficiência