História da educação profissional em Minas Gerais: instituição escolar que educa para o trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1471

Resumo

Este artigo situa-se no estudo de instituições escolares, campus de Inconfidentes, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Objetivou-se investigar as transformações ocorridas nessa instituição com a Lei No 11.892/2008, que a transformou no campus IFSULDEMINAS. Por meio de levantamento bibliográfico e de estudo em fontes primárias e secundárias, organizados em inventários, evidencia-se a significativa transformação da expansão e aponta-se para a permanência do campo em disputa entre a formação integral e a formação técnica, que, antes de forjar-se no interior da própria instituição, está configurada na sociedade atual entre o desejar de uma formação integral/completa ou puramente técnica/competente, para o indivíduo deste século na sua relação com o trabalho.

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Biografia do Autor

Sônia Aparecida Siquelli, Universidade São Francisco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR (2011), com Pós-Doutorado em Educação pelo Departamento de Filosofia e História da Educação-DEPHE da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2018). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUCCAMP(2000). Pedagoga e Especialista em Educação pelo Instituto de Ensino Superior de Mococa-IESMoc (1995 e 1997). Possui experiência de docência na Educação Básica, no Ensino Superior e na pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Experiência na coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e coordenação em centro de estudos e pesquisas em Educação. Foi professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE e das licenciaturas do Instituto de Ciências Humanas e Letras-ICHL da Universidade Federal de Alfenas. Atualmente é professora da Universidade São Francisco-USF, no Programa Stricto Sensu em Educação e na graduação em Pedagogia. O foco de suas pesquisas recai sobre os Fundamentos da Educação, sob o enfoque da Política Educacional e Gestão Escolar; da Ética em Educação e em Pesquisa; da História da Educação Brasileira e da História das Instituições Escolares. Membro do Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Teoria Social pela Universidade Federal de Alfenas- Unifal-MG e colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU.

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Publicado

21-12-2022

Como Citar

Siquelli, S. A. (2022). História da educação profissional em Minas Gerais: instituição escolar que educa para o trabalho. Horizontes, 40(1), e022064. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1471