A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores

Autores

  • Maria Goreti da Silva Sousa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Carmen Lúcia de Oliveira Cabral Universidade Federal do Piaui -UFPI

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i2.149

Palavras-chave:

Narrativa de formação. Formação de professores. Profissão docente.

Resumo

Resumo
O presente artigo é fruto das discussões gestadas na disciplina Pesquisa Narrativa em Educação do Doutorado em Educação do PPGED-UFPI, o principal objetivo é refletir sobre as contribuições da narrativa no contexto da pesquisa e da formação de professores. A narrativa de formação tem se constituído no cenário educacional como uma das opções metodológicas dentre os diversos métodos que já apresentam campo estabelecido. É, por sua natureza, carregada de significados e características próprias, permitindo-nos entender como seus componentes desencadeiam e proporcionam aos sujeitos a problematização, a revelação, a compreensão e o processo de reflexão sobre a prática docente através de diferentes técnicas e instrumentos. A construção de narrativas, sua leitura, análise, discussão, em contextos de formação inicial e contínua, consubstanciam-se em potencialidades no desenvolvimento pessoal e profissional dos professores, contribuindo para o processo de profissionalização docente.
Palavras-chave: Narrativa de formação; Formação de professores; Profissão docente.

A narrative as option and research methodology teacher education

Abstract
This article is the result of discussions conducted in the class of Narrative Research in the Doctorate in
Education PPGED - UFPI Education, the main objective is to reflect on the potential of narrative in the context of research and teacher education. The narrative of training has been constituted in the educational scene as one of the methodological choices among the various methods that have already established field. It is, by its nature, full of meanings and characteristics, allowing us to understand how its components trigger and provide the subjects the questioning, revelation, understanding and reflection on the teaching practice through different techniques and tools. The construction of narratives, its reading, analysis, discussion, in the contexts of initial and continuing training, embodies the potential in personal and professional development of teachers, contributing to the teaching professionalization.
Keywords: Narrative training; Teacher education; Teaching profession.

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Biografia do Autor

Maria Goreti da Silva Sousa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Maria Goreti da Silva Sousa-  Doutoranda em Educação, Mestre em Educação, Especialista em Psicopedagogia vinculada ao Programa de Pós- Graduação em Educação- PPGED-UFPI

E-mail: mgsmoises@hotmail.com

 

Carmen Lúcia de Oliveira Cabral, Universidade Federal do Piaui -UFPI

Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação emEducação da Universidade Federal do Piauí. Membro do Núcleo de Pesquisa sobre Formação e Desenvolvimento Profissional em Pedagogia – NUPPED. E-mail: 

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Publicado

20-12-2015

Como Citar

da Silva Sousa, M. G., & de Oliveira Cabral, C. L. (2015). A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores. Horizontes, 33(2). https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i2.149