Narrativas docentes sobre a dinâmica de (re)produção das queixas escolares

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1565

Abstract

Este trabalho procura discutir narrativas de professoras sobre as relações interpessoais que engendram o processo de (re)produção das queixas escolares. Para tanto, sustentou-se nos pressupostos da psicologia histórico-cultural fundamentada no materialismo histórico-dialético. Os caminhos trilhados seguem os do estudo do tipo etnográfico, com a observação participante articulada à promoção de entrevista. Os resultados indicam elementos que tendem a reproduzir as visões simplificadoras e unilaterais que incidem no processo de naturalização e individualização das dificuldades escolares. Percebeu-se a coexistência da necessidade de considerar as mediações e as contradições envolvidas nas inter-relações forjadas entre escola, estudante e família, em condições histórico-sociais concretas.

 

Palavras-chave: Queixas escolares; Psicologia Histórico-Cultural; Narrativas; Docência

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Author Biographies

Ruzia Chaouchar dos Santos, UNINOVE

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) campus Cuiabá, especialista em Psicologia e Educação. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT), sob o apoio da agência de fomento CAPES. Cursou o aperfeiçoamento em Orientação à Queixa escolar na Universidade de São Paulo (IP/USP). Atualmente é doutoranda em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com o amparo da agência de fomento CAPES. Foi voluntária e bolsista de Iniciação Científica (CAPES) do projeto guarda-chuva Histórias da Psicologia em Mato Grosso, coordenado pelo Grupo de Estudo Estudo e Pesquisa em Psicologia e Educação de Mato Grosso (GEPPEMAT/UFMT). Atuou como voluntária e pesquisadora do Projeto de Extensão Rede de Apoio à Educação Infantil: interfaces com a Psicologia e Pedagogia e do projeto guarda-chuva A construção do conhecimento social por crianças: estudo sobre vivências e significações infantis desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN/ UFMT). Tem experiência em docência como professora substituta do Departamento do Curso de Psicologia da UFMT, campus Cuiabá. Investiga temáticas relativas à Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Psicologia Histórico-Cultural, Educação Infantil, Saúde Mental, Estudos sobre Narrativas, História da Psicologia no Brasil e História da Psicologia em Mato Grosso. É coeditora da Revista "Psicologia da Educação", vinculada ao Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e atua como representante discente de doutorado do mesmo programa. É membro do Grupo Interinstitucional Queixa Escolar (GIQE). Atuou como professora supervisora da disciplina de Estágio Supervisionado em Psicopatologia Geral do curso de Psicologia da Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.

Daniela Barros da Silva Freire Andrade, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Psicóloga com doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá, onde atua no Curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação(PPGE/UFMT), Coordena o Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância(GPPIN)

, Pontifícia Universidade Católica de SãoPaulo - PUC-SP

Possui bacharelado, licenciatura e formação em Psicologia (1978), mestrado em Filosofia da Educação (1985) e doutorado em Psicologia Social (1991). É professora titular do Departamento de Fundamentos, Gestão e Políticas da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP, atuando, desde 1992, no Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação.

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Published

2023-07-29

How to Cite

Santos, R. C. dos, Andrade, D. B. da S. F., & Mitsuko Aparecida Makino. (2023). Narrativas docentes sobre a dinâmica de (re)produção das queixas escolares. Horizontes, 41(1), e023026. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1565

Issue

Section

Seção Temática: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo