Por uma dada história da extensão universitária brasileira

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1628

Abstract

Este artigo mobiliza a história da extensão universitária no Brasil a partir da organização dos estudantes brasileiros. Rastreia a atuação desses sujeitos antes, durante e após o golpe militar de 1964, até a fundamentação do marco regulatório da extensão universitária brasileira. Analisa-se, sob a perspectiva da história cultural da educação brasileira, acervos institucionais da USF e documentos relativos às políticas públicas na Educação, construindo uma narrativa histórica. Constata-se que a extensão universitária extrapola os limites legais e físicos das Instituições de Ensino Superior, posto que estimula o aprimoramento do ensino-aprendizagem em tais espaços, o que melhora a formação profissional, a dialogicidade na construção de conhecimento e a inserção social nessas instituições.

Palavras-chave: História do Ensino Superior. Extensão universitária. Curricularização da Extensão. Movimentos Estudantis.

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Author Biographies

Thiago Alexandre Hayakawa, Universidade São Francisco - USF

Possui graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, especialização em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, mestrado  e doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco. Atualmente é Vice-Reitor e Coordenador do Núcleo de Extensão da Universidade São Francisco. Tem experiência na área do Ensino Superior, Extensão Universitária e Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, teologia, diversidade, franciscanos na educação e história ensino superior.

Luzia Bueno, Universidade São Francisco

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade São Francisco (USF). Bolsista produtividade do CNPQ. É doutora em Lingüística Aplicada pela PUC-SP, líder do grupo ALTER-LEGE, sediado na USF, e vice-líder do grupo ALTER-AGE (Análise da Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações; e Aprendizagem, Gêneros textuais e Ensino), sediado na USP-SP. Possui mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2002), fez estágio de doutorado em Ciências da Educação - Universite de Génève (2006), sob a orientação do professor Jean-Paul Bronckart, realizou estudos de pós-doutoramento sobre Letramento na Unicamp, sob a supervisão da profa. Angela Kleiman. 

Maria de Fátima Guimarães, Universidade São Francisco

Doutora em Educação pela UNICAMP, mestre em Ciências da Informação pela PUC-Campinas, especialista em Arquivos pela FE-UNICAMP. Realizou o pós-doutorado no CMU-UNICAMP (2012). É líder do Grupo de Pesquisas: Rastros: História, Memória e Educação CDAPH-USF) e pesquisadora do Grupo de Pesquisas: Kairós: Educação das Sensibilidades, História e Memória (CMU-UNICAMP). 

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Published

2024-06-27

How to Cite

Hayakawa, T. A., Bueno, L., & Guimarães, M. de F. (2024). Por uma dada história da extensão universitária brasileira. Horizontes, 42(1), e023093. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1628