Juventudes, diversidade e educação profissional e tecnológica:

categorias que se aproximam?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1666

Keywords:

Juventudes, Diversidade, Educação profissional e tecnológica

Abstract

In professional and technological education (EFA), it is important to consider the challenges faced by young people manifested in different ways. In this sense, this study analyzes the categories of youth and diversity in the context of EFA, understanding them in the process of action of education professionals. This is an exploratory and descriptive research, guided by the qualitative approach and was produced through bibliographic research. In its organization there is the methodological route, conceptions of the category youth, considerations that bring together the categories already mentioned and the final considerations. These points indicate that the promotion of diversity and the inclusion of youth in EFA contribute to the construction of a more just society and attentive to the challenges of the future.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jorge Luiz dos Santos de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria.  Técnico em assuntos educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Vacaria.

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Campus Sertão), do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Integra o Comitê Gestor da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica. 

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

 Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.  Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica 

References

ABRAMOVAY, M.; ANDRADE, E. R.; ESTEVES, L. C. G. Juventudes: outros olhares sobre a diversidade. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade: Unesco, 2007. Disponível em: http://forumeja.org.br/files/Vol%2027_ed%201_Juventudes.pdf Acesso em: 15 jun. 2022.

ALVES, M. Z.; DAYRELL, J. Ser alguém na vida: um estudo sobre jovens do meio rural e seus projetos de vida. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 41, n. 2, p. 375-390, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022015021851

ANTUNES, R.; FILGUEIRAS, V. Plataformas digitais, uberização do trabalho e regulação no capitalismo contemporâneo. Contracampo, Niterói, v. 39, n. 1, p. 27-43, abr./jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.22409/contracampo.v39i1.38901

BARÃO, M.; RESEGUE, M.; LEAL, R. (coord.). Atlas das juventudes: evidências para a transformação das juventudes. 2021. Disponível em: https://atlasdasjuventudes.com.br/wp-content/uploads/2021/06/ATLASDAS-JUVENTUDES-COMPLETO.pdf Acesso em: 5 jun. 2023.

BORBA, A. M. A metodologia pertinente ao estudo da identidade de professores na prática da avaliação escolar. Contrapontos, Itajaí, v. 1, n. 1, jan./jun. 2001. Disponível em: https://siaiap32.univali.br//seer/index.php/rc/article/viewFile/31/28 Acesso em: 29 maio 2023.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n.o 10.097, de 19 de dezembro de 2000. Altera dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943. Brasília: Presidência da República, 2000. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10097.htm Acesso em: 26 mar. 2023.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n.o 12.852 de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE. Brasília: Presidência da República, 2013. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12852.htm Acesso em: 10 jul. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Plataforma Nilo Peçanha. Brasília: MEC, 2022. Disponível em: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZDhkNGNiYzgtMjQ0My00OGVlLWJjNzYtZWQwYjI2OThhYWM1IiwidCI6IjllNjgyMzU5LWQxMjgtNGVkYi1iYjU4LTgyYjJhMTUzNDBmZiJ9 Acesso em: 1 jun. 2023.

CANDAU, V. M. Direitos Humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, Rio de janeiro, v. 12, n. 37, p. 45-56, jan./abr. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000100005

DAYRELL, J. T. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, p. 20-52, set./dez. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000300004

ESCOTT, C. M.; MORAES, M. A. C. de. História da educação profissional no Brasil: as políticas públicas e o novo cenário de formação de professores nos institutos federais de educação, ciências e tecnologia. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS “HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL”, 9., 2012, João Pessoa. Anais Eletrônicos [...]. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2012. p. 1492-1508. Disponível em: https://histedbrnovo.fe.unicamp.br/pf-histedbr/seminario/seminario9/PDFs/2.51.pdf Acesso em: 21 maio 2021.

FIGARO, R. O mundo do trabalho e as organizações: abordagens discursivas de diferentes significados. Organicom, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 90-100, 2008. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138986

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, N. L.; LABORNE, A. A. de P. Pedagogia da crueldade: racismo e extermínio da juventude negra. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, n. 197406, p. 1-26, nov. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698197406

GRABOWSKI, G.; KUENZER, A. Z. A produção do conhecimento no

campo da educação profissional no regime de acumulação flexível. HOLOS, [S. l.], v.

, p. 22-32, 2016. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2016.4983

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986.

KUENZER, A. Z. Da dualidade assumida à dualidade negada: o discurso da flexibilização justifica a inclusão excludente. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, p. 1153-1178, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300024

MARTINS, C. H. dos S.; CARRANO, P. C. R. A escola diante das culturas juvenis: reconhecer para dialogar. Revista do Centro de Educação, Santa Maria, v. 36, n. 1, p. 43-56, jan./abr. 2011. DOI: https://doi.org/10.5902/198464442910

MARX, K. O capital: crítica da economia política. Livro II: o processo de circulação do capital. Edição de Friedrich Engels. São Paulo: Boitempo, 2014.

MOEHLECKE, S. Ação afirmativa: história e debates no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 117, p. 197-217, nov. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000300011

MOURA, D. H. Educação Básica e EPT: dualidade histórica e perspectivas de integração. HOLOS, [S. l.], v. 2, p. 4-30, mar. 2008. ISSN 1807-1600. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2007.11

NÃO É SÉRIO. Intérpretes: Charlie Brown Jr. e Negra Li. Compositores: Alexandre Abrão, Carlos Duarte, Liliane Carvalho e Renato Peres. In: NADANDO com tubarões. Intérprete: Charlie Brown Jr. [S. l.]: Virgin Records, 2000. 1 CD, faixa 4.

PAIS, J. M. A construção sociológica da juventude - alguns contributos. Análise social, Lisboa, v. 25, n. 105/106, p. 139-165, 1990. Disponível em: http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223033657F3sBS8rp1Yj72MI3.pdf Acesso em: 29 maio 2023.

PAIS, J. M. Cultura juvenil. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2003.

REIS, T. (org.). Manual de Comunicação LGBTI+. Curitiba: Aliança Nacional LGBTI/GayLatino, 2018.

ROCHA, G. G. et al. Dualidade educacional na sociedade capitalista: uma análise Gramsciana. In: JOIN/BRASIL–PORTUGAL, 6., 2019, Campina Grande. Anais Eletrônicos [...]. Campina Grande: Realize, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/57597 Acesso em: 12 jun. 2023.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. D. P. B. Tipos de Pesquisa. In: SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. D. P. B. Metodologia da pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

SILVA, M. P. da. Juventude(s) e a escola atual: tensões e conflitos no “encontro de culturas”. Educação Popular, Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 46-59, jan./jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.14393/rep-v14n12015-art04

SILVA, R. S. da; SILVA, V. R. da. Política Nacional de Juventude: trajetória e desafios. Caderno CRH, Salvador, v. 24, n. 63, p. 663-678, set. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-49792011000300013

Published

2024-07-01

How to Cite

Luiz dos Santos de Souza, J., Castaman, A. S., & Vieira, J. de A. (2024). Juventudes, diversidade e educação profissional e tecnológica: : categorias que se aproximam?. Horizontes, 42(1), e023100. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1666