Os fundamentos da política de accountability no Programa AlfaMais para a alfabetização em Goiás

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1708

Abstract

No âmbito das políticas educacionais de accountability, observa-se a relação entre qualidade e proficiência em testes high stakes. No que se refere à metodologia, o estudo caracteriza-se como exploratório, de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico e documental – realiza o levantamento e a análise de documentos oficiais e legais relacionados ao Programa AlfaMais Goiás. Nessa conjuntura, esta pesquisa propõe-se a analisar os fundamentos do referido programa em Goiás na busca pela compreensão dos ideários de avaliação e de qualidade educacional. Os resultados indicam que os processos avaliativos restringem a qualidade educacional a um único panorama, o desempenho estudantil, e induzem a criação de um quase-mercado educacional e de padrões de qualidade por meio de ações de marketing.

Palavras-chave: Avaliação. Accountability.Qualidade educacional. Alfabetização.

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Author Biographies

Flávia Martins Vieira, Universidade Federal de Goiás - UFG

Discente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás - UFG, no curso de Mestrado Stricto Sensu em Educação. Formação, lato sensu, em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Educação Especial e Inclusiva, pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera. 

Ricardo Antônio Gonçalves Teixeira, Universidade Federal de Goiás - UFG

Mestrado e Doutorado na área de Educação. Pós-Doutorado em Tecnologias de Investigação pelo Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, Portugal. Atualmente é professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás FE/UFG e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado).

Lúcia Maria de Assis, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás, (UFG) e pós-doutora pela Universidade de São Paulo (USP). É Professora Aposentada da Universidade Federal de Goiás e docente voluntária no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG (PPGE), na linha de pesquisa Estado, Políticas e História da Educação.  

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Published

2024-04-18

How to Cite

Vieira, F. M., Teixeira, R. A. G., & Assis, L. M. de . (2024). Os fundamentos da política de accountability no Programa AlfaMais para a alfabetização em Goiás. Horizontes, 42(1), e023066. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1708

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Seção Temática: Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas