Planejamento coletivo das Feiras das Ciências na perspectiva interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1725Keywords:
Feira, Ciências, Interdisciplinaridade, Narrativas, MemóriasAbstract
O objetivo deste trabalho é compreender como ocorre o planejamento coletivo de professores da Educação Básica atuantes nas Feiras das Ciências por meio da perspectiva interdisciplinar. Neste recorte de dissertação de mestrado, utiliza-se a pesquisa narrativa como metodologia de pesquisa, analisando as narrativas e memórias sobre as Feiras de professores da Educação Básica. Além disso, em nosso referencial, aprofundamos o entendimento sobre as Feiras e a Interdisciplinaridade. Emprega-se cartas como instrumento de coleta de informações que compõem os textos de campo. Para a realização de Feiras das Ciências sob a perspectiva interdisciplinar, que proporcionem o diálogo entre diferentes participantes e saberes, faz-se necessário fomentar oportunidades de formação docente.
Palavras-chave: Feira. Ciências. Interdisciplinaridade. Narrativas. Memórias.
Downloads
References
ARAÚJO, R. R. de. Entre sonhos e realidades: a auto-eco-formação interdisciplinar de professores em Ciências da Natureza. 2017. 155 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017.
BICUDO, M. A. V. A pesquisa interdisciplinar: uma possibilidade de construção do trabalho científico /acadêmico. Educação, Matemática, Pesquisa, São Paulo, v. 10, n. 1, pp. 137-150, 2008.
CLANDININ, D. J.; CONNELY, E. M. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU- Uberlândia: EDUFU, 2011.
DORNELES, A. M. Rodas de investigação narrativa na formação de professores de Química: pontos bordados na partilha de experiências. 2016. 113f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. 18. ed. - Campinas: Papirus, 2012.
FAZENDA, I. C. A.; TAVARES, D. E.; GODOY, H. P. Interdisciplinaridade na pesquisa científica. São Paulo: Papirus, 2015.
GALLON, M. da S.; SILVA, J. Z. da; NASCIMENTO, S. S. do; FILHO, J. B. da R. Feiras de Ciências: uma possibilidade à divulgação e comunicação científica no contexto da educação básica. Revista Insignare Scientia. Cerro Largo, v. 2, n. 4., p. 180-197, 2019.
GONÇALVES, T. V. O. Feiras de ciências e formação e professores. 1 ed. In: PAVÃO, A. C.; FREITAS, D. Quanta ciência há no ensino de ciências. São Carlos: EdUFSCar, 2008. p. 207-215.
GUIDOTTI, C. dos S.; ARAUJO, R. dos R. de. Potencialidades da formação continuada para professores sobre Feiras e Mostras científicas no contexto online. In: GUIDOTTI, C. dos S.; ARAUJO, R. R. Memórias, práticas e relatos de professores sobre feiras e mostras científicas. Rio Grande: Ed. da FURG, 2021.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. ( Magistério 2º grau, Formação de professor).
LIMA, M. E. C. Feiras de Ciências: o prazer de produzir e comunicar. In: PAVÃO, A. C.; FREITAS, D. Quanta ciência há no ensino de ciências. 1 ed. São Carlos: EdUFSCar, 2008. p. 195-205.
MELLO, D. M. de. Histórias de subversão do currículo, conflitos e resistências: buscando espaço para a formação do professor na aula de língua inglesa no curso de letras. 2004. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Programa de pós-graduados Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
POMBO, O. Epistemologia da Interdisciplinaridade. Revista do Centro de Educação e Letras, Foz do Iguaçu, v.10, n.1- p.9-40, 2008.
RESENDE, L. M. G. de. Paradigma- Relações de Poder- Projeto político-pedagógico: Dimensões indissociáveis do fazer educativo. In: VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico da escola: Uma construção possível. 20 ed. Campinas, SP: Papirus, 2005. p. 53-94 (Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
SILVA, C. B. C. da; VEIT, E. A.; ARAUJO, I. S. Feiras de Ciências no Brasil: panorama, resultados e recomendações. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 40, n. 2, p. 231-261, 2023. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e87176
SILVA, C. M. da. Narrativas de Experiência com a Pesquisa como Princípio Educativo – da Educação Infantil à Educação Profissional Técnica de Nível Médio. 2021. 206 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.
VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico da escola: Uma construção possível. 20 ed. Campinas, SP: Papirus, 2005. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Tauana Pacheco Mesquita, Rafaele Rodrigues de Araujo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.