A recepção pedagógica de Antonio Gramsci entre a Itália e a América Latina (1968-1991)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1809

Keywords:

Antonio Gramsci, Educação, Crise do marxismo, Itália, América Latina

Abstract

O artigo trata do itinerário de Antonio Gramsci no campo pedagógico italiano e latino-americano entre 1968 e 1991, ou seja, entre os movimentos de protesto de 1968 e a dissolução da URSS. A fase mais dinâmica do estudo pedagógico do sardo na península ocorreu entre 1968 e 1976, enquanto na América Latina se deu de meados da década de 1970 a 1991. A título de hipótese, sugere-se que a crise do marxismo nos anos 70 teve efeitos díspares nas duas regiões e no estudo pedagógico da Gramsci: na Itália provocou uma retração, mas na América Latina os intelectuais continuaram a refletir dentro do paradigma em crise e recorreram ao autor italiano para renovar a investigação educacional. O artigo conclui que o regime de circulação pedagógica de Gramsci entre as duas regiões durante o período não estava livre de uma dupla condição: a dinâmica centro-periferia e uma lógica patriarcal.

Palavras-chave: Antonio Gramsci. Educação. Crise do marxismo. Itália. América Latina.

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Sebastián Gómez, Universidade de Buenos Aires - UBA

Doutorado em Educação (UBA). Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación (IICE),Facultad de Filosofía y Letras (FFyL), Universidad de Buenos Aires (UBA).

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Published

2024-08-20

How to Cite

Gómez, S. (2024). A recepção pedagógica de Antonio Gramsci entre a Itália e a América Latina (1968-1991). Horizontes, 42(1). https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1809

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Seção Temática: Os reformadores empresariais da educação e o ensino de Ciências Sociais e Humanas: uma discussão a partir da Pedagogia Histórico-Crítica