Education delivery

international guidelines for basic education in the pandemic juncture increase the commodification of education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1813

Keywords:

Organismos multilaterais, Mercantilização da educação, Pandemia da COVID-19

Abstract

This paper discusses international guidelines for basic education in the juncture of the COVID-19 pandemic for the goal of analyzing the imperative of delivering results in the hegemonic educational project. A documentary analysis based on historical-dialectic materialism was developed, with emphasis on the Gramscian framework and historical-critical pedagogy as an indispensable foundation for the counter-hegemonic struggle. It was concluded that the actions of multilateral organizations, aligned with the new-type entrepreneurship of education in the 21st century, operate an intensification of the processes of commodification of education, articulating its subsumption to the imperative of delivering results with the technical and ethical-political (de)formation of the educative work.

 

Keywords: Multilateral organizations. Commodification of education. COVID-19 pandemic.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Camila Azevedo Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).  Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do Coletivo de Estudos Marxismo e Educação (COLEMARX - UFRJ), do Grupo de Pesquisa Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (EJATRAB - UFF) e do Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Política Educacional (GTEPE - UFJF).

Vania Cardoso da Motta, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em Serviço Social - UFRJ, na área de Teoria Social e Políticas Públicas. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação.

References

BANCO MUNDIAL. Políticas educacionais na pandemia da COVID-19: o que o Brasil pode aprender com o resto do mundo? Versão de 25 de março de 2020. World Bank Group Education, 2020a. Disponível em https://institutoayrtonsenna.org.br/content/dam/institutoayrtonsenna/hub-socioemocional/politicas-educacionais-na-pandemia-do-covid-19.pdf . Acesso em: 01 set. 2020.

BANCO MUNDIAL. Covid-19 no Brasil: impactos e respostas de políticas públicas. Jun 2020. Grupo Banco Mundial, 2020b. Disponível em:

http://documents1.worldbank.org/curated/en/106541594362022984/pdf/COVID-19-in-Brazil-Impacts-and-Policy-Responses.pdf . Acesso em: 01 set. 2020.

BARBER, M.; KIHN, P.; MOFFIT, A. Deliverology: from idea to implementation. McKinsey on Government, n.6, Spring 2011.

BEHRING, E. R. Fundo público, valor e política social. São Paulo: Cortez, 2021.

DUARTE, G. Dicionário de Administração e Negócios. Edição Digital. Petrópolis: KindleBookBr, 2011.

DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

ENDEAVOR. Mil cabeças pensam melhor que uma: saiba tudo sobre crowdsourcing. Endeavor, set. 2015. Seção Artigos. Disponível em: https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/crowdsourcing/. Acesso em: 11 out. 2023.

FONTES, V. Sociedade civil empresarial e a educação pública – qual democracia? Texto base de apresentação realizada no XXII Encontro Estadual APASE (Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério Oficial do Estado de São Paulo), 2018.

FREITAS, C. C. R. Trabalho docente e a expropriação do conhecimento do professor: movimento Todos Pela Educação e legislação educacional 2007-2014. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

FREITAS, L. C. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 129, p. 1085-1114, out./dez. 2014. DOI:

https://doi.org/10.1590/ES0101-73302014143817

FRIGOTTO, G. Novos fetiches mercantis da pseudoteoria do capital humano no contexto do capitalismo tardio. In: ANDRADE, J.; PAIVA, L. G. (org.). As políticas públicas para a educação no Brasil contemporâneo: limites e contradições. Juiz de Fora: Ed. UFJF, p.18-35, 2011a.

FRIGOTTO, G. Juventude, trabalho e educação: o presente e o futuro interditados ou em suspenso. In: TIRIBA, L.; CIAVATTA, M. (org.). Trabalho e educação de jovens e adultos. Brasília: Liber Livro; Niterói: Editora UFF, p. 99-133, 2011b.

FURTADO, P. A curadoria na educação e os desafios no papel do professor. Geekie, jul. 2016. Seção Colunas. Disponível em: https://www.geekie.com.br/curadoria-na-educacao/. Acesso em: 11 out. 2023.

GUIMARÃES, K. Janela de Oportunidade? Entidades filantrópicas de origem empresarial oferecem cardápios de soluções para o ensino remoto e o planejamento da volta às aulas. EPSJV/Fiocruz, jul. 2020. Seção Reportagem. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/janela-de-oportunidade. Acesso em: 06 mar. 2024.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. V.4. Temas de cultura. Ação Católica. Americanismo e fordismo. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. V. 1. Introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

MARTINS, A. S.; SOUZA, C. A.; PINA, L. D. Empresas sociais e a privatização de novo tipo da educação básica: um estudo sobre a relação público-privada em cidades de Minas Gerais-Brasil. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v.28, n.183, dez. 2020, p.1-51.

DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.28.5546

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto Comunista. Tradução de Álvaro Pina. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005.

MORRIS, P. Política educacional, exames internacionais de desempenho e a busca da escolarização de classe mundial: uma análise crítica. Est. Aval. Educ., São Paulo, v.28, n. 68, p. 302-342, maio/ago. 2017.

DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4696

MOTTA, V. C. da. Ideologia do capital social: atribuindo uma face mais humana ao capital. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012.

MOTTA, V. C. da; ANDRADE, M. C. P. de. O empresariamento da educação de novo tipo e suas dimensões. Educ. Soc., Campinas, v. 41, e224423, 2020, p.1-13.

DOI: https://doi.org/10.1590/ES.224423

OCDE. Um roteiro para guiar a resposta educacional à Pandemia da COVID-19 de 2020. OCDE, 2020a. Disponível em https://read.oecd-ilibrary.org/view/?ref=135_135271-xh0fqkrj3x&title=Um-roteiro-para-guiar-a-resposta-educacional-a-Pandemia-da-COVID-19-de-2020. Acesso em: 08 set. 2020.

OCDE. Políticas de resposta das cidades. OCDE, Paris, 2020b. Disponível em https://read.oecd-ilibrary.org/view/?ref=135_135211-wxeg95mxbp&title=Politicas-de-reposta-das-cidades . Acesso em: 15 jan. 2021.

PAULANI, L. M. Brasil Delivery: servidão financeira e estado de emergência econômico. São Paulo: Boitempo, 2008.

PEREIRA, R. S. A política de competências e habilidades na educação básica pública: relações entre Brasil e OCDE. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília/DF, 2016.

PINA, L. D. “Responsabilidade social” e educação escolar: o projeto de Educação Básica da “direita para o social” e suas repercussões na política educacional do Brasil contemporâneo. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016.

ROBERTSON, S. L. A estranha não morte da privatização neoliberal na Estratégia 2020 para a educação do Banco Mundial. Revista Brasileira de Educação, v.17, n.50, maio/ago. 2012.

DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000200003

RODRIGUES, J. Os empresários e a Educação Superior. Campinas: S.P.: Autores Associados, 2007.

SANDRONI, P. (org.). Novíssimo dicionário de economia. São Paulo: Best Seller, 1999.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011a.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011b.

SHIROMA, E. O. Ações em rede na educação: contribuição dos estudos do trabalho para a análise de redes sociais. In: ARAUJO, R. M. L.; RODRIGUES, D. S. (org.). A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais. Campinas: Alínea Editora, p.89-113, 2012.

SHIROMA, E. O.; EVANGELISTA, O. Formação humana ou produção de resultados? Trabalho docente na encruzilhada. Revista Contemporânea de Educação, v. 10, n. 20, p.314-341, jul./dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v10i20.2730

SOUZA, C. A. Educação básica em disputa: o jogo dos empresários no mercado mundial do conhecimento no século XXI. Campinas: Mercado de Letras, 2021.

SOUZA, T. R. (Con)Formando professores eficazes: a relação política entre o Brasil e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, Niterói, 2009.

UNICEF Brasil, UNESCO, Banco Mundial e Programa Mundial de Alimentos. Marco de ação e recomendações para a reabertura de escolas. Abril de 2020. UNICEF, UNESCO, Banco Mundial e WFP, 2020. Disponível em https://www.unicef.org/brazil/media/8761/file/marco-de-acao-e-recomendacoes-para-a-reabertura-de-escolas.pdf . Acesso em: 01 set. 2020.

UNICEF, BANCO MUNDIAL e SWI. O papel fundamental do saneamento e da promoção da higiene na resposta à Covid-19 no Brasil. Nota Técnica - agosto de 2020. Unicef, Banco Mundial e SWI, 2020. Disponível em https://www.unicef.org/brazil/relatorios/o-papel-fundamental-do-saneamento-e-da-promocao-da-higiene-na-resposta-a-covid-19-no-brasil . Acesso em: 01 set. 2020.

Published

2024-10-18

How to Cite

Souza, C. A., & Motta, V. C. da. (2024). Education delivery: international guidelines for basic education in the pandemic juncture increase the commodification of education. Horizontes, 42(1), e023127. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1813

Issue

Section

Seção Temática: Os reformadores empresariais da educação e o ensino de Ciências Sociais e Humanas: uma discussão a partir da Pedagogia Histórico-Crítica