Apontamentos sobre a proposta formativa do “Movimento pela Base” para os professores de Educação Infantil:

uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1836

Keywords:

Base Nacional Comum Curricular, Educação Infantil, Pedagogia Histórico-Crítica, Brincadeira

Abstract

Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que, à luz da pedagogia histórico-crítica, focalizou como o Movimento pela Base atua na formação continuada de professores da Educação Infantil. Adotou-se uma análise documental a partir de materiais disponibilizados em sites de instituições ligadas a esse Movimento. O tema é relevante, uma vez que, na elaboração da Base Nacional Comum Curricular, intensificou-se a influência de entidades ligadas ao setor privado. A análise, centrada em um documento exemplar, indicou uma abordagem pedagógica escolanovista e espontaneísta, particularmente em relação ao ato de brincar, reduzindo o potencial desenvolvente das brincadeiras infantis e esvaziando a especificidade do trabalho docente, em sentido contrário aos pressupostos da pedagogia histórico-crítica.

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Author Biographies

Gizeli Beatriz Camilo Volpin, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutora em Educação Escolar pela Unesp/Campus de Araraquara. Diretora Municipal de Educação - Prefeitura de Ribeirão Bonito.

Francisco José Carvalho Mazzeu, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutorado em Fundamentos da Educação pela UFSCar. Professor adjunto no Departamento de Educação e docente no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Campus de Araraquara.

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Published

2024-09-29

How to Cite

Volpin, G. B. C., & Mazzeu, F. J. C. (2024). Apontamentos sobre a proposta formativa do “Movimento pela Base” para os professores de Educação Infantil: : uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica. Horizontes, 42(1), e023126. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1836

Issue

Section

Seção Temática: Os reformadores empresariais da educação e o ensino de Ciências Sociais e Humanas: uma discussão a partir da Pedagogia Histórico-Crítica