Sociology teaching and epistemical relativism

conceptual gaps and human conception that favours interestings of Corporate Reformers

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1840

Keywords:

Ensino Médio, Ciências Humanas, BNCC, Multiculturalismo, Pedagogia Histórico-Crítica

Abstract

This paper is based on a theoretical and documentary research which aimed to identify and understand the conception of human being that guides the contents of Sociology discipline in the reformed high school in São Paulo. We start from the hypothesis that there is convergence between relativistic assumptions and pragmatic and utilitarian purposes that Corporate Reformers establish. To reach this goal, the investigation took as object of analysis the BNCC, Currículo Paulista and the multiculturalism. The corpus was analyzed by categories extracted from the marxist concept of human essence. The results found a postmodern worldview that fill the conceptual gaps intentionally created by the bourgeois bureaucratic and parasitic instrument, constituting a sophisticated mechanism that favors the interests of Corporate Reformers in the documents analyzed.

Keywords: High school. Human sciences. BNCC. Multiculturalism. Historical-critical pedagogy.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Camila Gaido Grizzo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar pela  Universidade FCLAr/UNESP.

João Pedro Nardy, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutorando em Educação Escolar pelo PPGEDU da Fclar/UNESP. Professor de Língua Portuguesa e Literatura na rede estadual de ensino de São Paulo.

Lucas André Teixeira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutorado em Trabalho Docente e Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (UNESP/Bauru/SP). Professor Assistente do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, na UNESP Araraquara (SP).

References

ANDERSON, P. O fim da história: de Hegel a Fukuyama. Rio de Janeiro: Zahar, 1992.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 28 mar. 2024.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, [2009]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 jun. 2024.

BRASIL. Lei n.º 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei n.º 5.452, de 1o . de maio de 1943, e o Decreto-Lei n.º 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei n.º 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília: Presidência da República, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 21 abr. 2018.

BRASIL. Medida Provisória n. 746, de 22 de setembro de 2016. Brasília, 22 set. 2016. Disponível em: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/Mpv/mpv746.htm. Acesso em: 12 jun. 2024.

CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, p. 45-56, abr. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000100005

CARPEAUX, O. M. História da literatura ocidental. Brasília, DF: Senado Federal, 2008.

DUARTE, N. Vigotski e o "Aprender a aprender": críticas às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria Vigotskiana. Campinas: Autores associados, 2011.

DURKHEIM, E. As regras do Método Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ENGELS, F. Anti-Duhring: a revolução da ciência segundo o senhor Eugen Dühring. São Paulo: Boitempo, 2015.

FREITAS, L. C. de. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 119, p. 379-404, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000200004

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

LARA, R. Notas lukacsianas sobre a decadência ideológica da burguesia. Rev katálysis, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 91-100, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-49802013000100010

LUKÁCS, G. Marxismo e teoria da literatura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2013.

MÁRKUS, G. Marxismo e Antropologia: o conceito de “essência humana” na filosofia de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

MARX, K. Cadernos de Paris & Manuscritos económicos-filosóficos de 1844. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

MARX, K. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. São Paulo: Boitempo, 2010.

MARX, K. Grundrisse, Manuscritos econômicos de 1857-1858: Esboços da crítica da Economia Política. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. Livro I. O processo de produção capital. Trad. Rubens Enderle. 2ed. São Paulo: Boitempo, 2017.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 1998.

PIMENTEL, A. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cad. Pesqui., São Paulo, n. 114, p. 179-195, nov. 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000300008

SANTOS, B. S. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.

SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1995.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de gestão de recursos humanos. Edital de abertura de inscrições nº 01/2023. São Paulo: Coordenadoria de gestão de recursos humanos/Secretaria da Educação, 2023.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Educação. Currículo Paulista. SEDUC/Undime SP. São Paulo: SEDUC/SP, 2020.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores Associados, 1996.

WALSH, C.; OLIVEIRA, L. F.; CANDAU, V. M. Colonialidade e pedagogia decolonial: para pensar uma educação outra. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, [S. l.], v. 26, n. 83, p. 1-16, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.3874

WOOD, E.; FOSTER, J. B. Em defesa da história: marxismo e pós-modernismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

Published

2024-08-20

How to Cite

Grizzo, C. G. ., Nardy, J. P., & Teixeira, L. A. (2024). Sociology teaching and epistemical relativism: conceptual gaps and human conception that favours interestings of Corporate Reformers. Horizontes, 42(1). https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1840

Issue

Section

Seção Temática: Os reformadores empresariais da educação e o ensino de Ciências Sociais e Humanas: uma discussão a partir da Pedagogia Histórico-Crítica