O aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na visão de jornalistas e de um livro didático

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i3.356

Keywords:

Representações (imaginárias) aluno EJA, Língua Portuguesa para EJA, Ensino Fundamental (2º Ciclo) – EJA

Abstract

O objetivo deste artigo é identificar e analisar as representações (imaginárias) do aluno da EJA, construídas pela autora do livro didático de Língua Portuguesa, Por uma vida melhor, dirigido a esse público, e por nove artigos jornalísticos sobre o livro. Os jornalistas referiram-se ao livro como “livro contendo erros”, por ele incluir o tema “variação linguística”, conteúdo previsto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Por meio desse material (livro e artigos jornalísticos), foi possível detectar as representações do aluno da EJA, que é de escola pública e de baixa renda. Esta pesquisa se baseia nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso francesa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Evelise Raquel Morari, Universidade de Taubaté (UNITAU) Aluna de Mestrado

Mestrado em Linguística Aplicada - Universidade de Taubaté (UNITAU)

Claudete Moreno Ghiraldelo, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, UNITAU. Doutora em Linguística Aplicada (UNICAMP).

Published

2016-12-22

How to Cite

Morari, E. R., & Moreno Ghiraldelo, C. (2016). O aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na visão de jornalistas e de um livro didático. Horizontes, 34(3), 37–48. https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i3.356