O aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na visão de jornalistas e de um livro didático
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i3.356Keywords:
Representações (imaginárias) aluno EJA, Língua Portuguesa para EJA, Ensino Fundamental (2º Ciclo) – EJAAbstract
O objetivo deste artigo é identificar e analisar as representações (imaginárias) do aluno da EJA, construídas pela autora do livro didático de Língua Portuguesa, Por uma vida melhor, dirigido a esse público, e por nove artigos jornalísticos sobre o livro. Os jornalistas referiram-se ao livro como “livro contendo erros”, por ele incluir o tema “variação linguística”, conteúdo previsto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Por meio desse material (livro e artigos jornalísticos), foi possível detectar as representações do aluno da EJA, que é de escola pública e de baixa renda. Esta pesquisa se baseia nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso francesa.
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