O aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na visão de jornalistas e de um livro didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i3.356

Palavras-chave:

Representações (imaginárias) aluno EJA, Língua Portuguesa para EJA, Ensino Fundamental (2º Ciclo) – EJA

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar e analisar as representações (imaginárias) do aluno da EJA, construídas pela autora do livro didático de Língua Portuguesa, Por uma vida melhor, dirigido a esse público, e por nove artigos jornalísticos sobre o livro. Os jornalistas referiram-se ao livro como “livro contendo erros”, por ele incluir o tema “variação linguística”, conteúdo previsto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Por meio desse material (livro e artigos jornalísticos), foi possível detectar as representações do aluno da EJA, que é de escola pública e de baixa renda. Esta pesquisa se baseia nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso francesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelise Raquel Morari, Universidade de Taubaté (UNITAU) Aluna de Mestrado

Mestrado em Linguística Aplicada - Universidade de Taubaté (UNITAU)

Claudete Moreno Ghiraldelo, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, UNITAU. Doutora em Linguística Aplicada (UNICAMP).

Downloads

Publicado

22-12-2016

Como Citar

Morari, E. R., & Moreno Ghiraldelo, C. (2016). O aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na visão de jornalistas e de um livro didático. Horizontes, 34(3), 37–48. https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i3.356