As Tecnologias Como Agentes de Mudança nas Concepções de Infância: Desenvolvimento ou Risco para as Crianças?

Autores

  • Josiane Peres Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) http://orcid.org/0000-0002-7005-849X
  • Elizamari Lúcio Umbelino Mathias Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v35i3.485

Resumo

O objetivo desse estudo é investigar como historicamente a infância foi vista pelas sociedades ocidentais, destacando o papel exercido pelas tecnologias na mudança de concepções de infância, evidenciando se elas contribuem para o desenvolvimento ou representam riscos para as crianças. A pesquisa foi realizada com 84 alunos do 5º ano do ensino fundamental de Naviraí MS e Aramina SP. Os resultados indicam que as tecnologias influenciam na mudança de concepção de infância, por permitir que crianças e adultos tenham acesso aos mesmos conhecimentos, podendo representar tanto risco, quanto contribuição para o desenvolvimento infantil, dependendo da maneira em que são utilizadas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (UFMS/CPAN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e Sociais (UFMS/CCHS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE)

Elizamari Lúcio Umbelino Mathias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Naviraí (UFMS/CPNV).

Downloads

Publicado

29-12-2017

Como Citar

Peres Gonçalves, J., & Lúcio Umbelino Mathias, E. (2017). As Tecnologias Como Agentes de Mudança nas Concepções de Infância: Desenvolvimento ou Risco para as Crianças?. Horizontes, 35(3), 162–174. https://doi.org/10.24933/horizontes.v35i3.485