A prosopopeia da base nacional comum curricular e a participação docente
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i1.575Abstract
Este texto tem por objetivo refletir sobre o processo de elaboração do documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ressaltando a participação docente do contexto da prática da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa - PB. Entendendo que o currículo situa-se num campo de disputas, assim sendo, ele nunca é apenas um conjunto neutro de conhecimentos. Ele expressa uma historicidade, um contexto, uma tensão. Portanto, considerando que a política precisa ser analisada em relação ao contexto, realizamos uma investigação a partir do Ciclo de Políticas de Stephen Ball e colaboradores (1992). No contexto das escolas, através dos discursos docentes, observamos os conflitos e contestação existentes que nos possibilitaram compreender a maneira como a política é percebida e interpretada por esses atores (as). Nossa intenção foi realizar uma análise baseada diretamente na experiência dos professores. Objetivamos perceber como o contexto da prática da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa - PB atuou nesse processo de elaboração da política curricular.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.