Encontro estágio-escola-universidade: estabelecendo vínculos necessários ao fazer teatral no ambiente escolar

Autores

  • Diego de Medeiros Pereira Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcia Berselli Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i3.586

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre práticas artístico-pedagógicas realizadas em Estágios Curriculares na área do Teatro. Para tanto, são problematizados aspectos observados em um evento acadêmico que reuniu estagiários e professores das escolas e da universidade. Além de apresentar abordagens teóricas e metodológicas utilizadas pelos estudantes, aspectos que se mostraram relevantes à realização de processos de ensino/aprendizagem em teatro na escola pública são analisados pelo olhar dos professores orientadores das práticas. As reflexões geradas contribuem para uma maior visibilidade do teatro como ação artística, pedagógica e cultural na paisagem do território escolar, destacando também a dimensão política implícita nas relações universidade-escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego de Medeiros Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisador na área de Pedagogia do Teatro. Ator. Líder do Grupos de Estudos sobre Teatro e Infâncias - GETIs/CNPq.

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Assistente do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria. Atriz. Doutoranda em Teatro no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (UFRGS)

Downloads

Publicado

07-12-2018

Como Citar

Pereira, D. de M., & Berselli, M. (2018). Encontro estágio-escola-universidade: estabelecendo vínculos necessários ao fazer teatral no ambiente escolar. Horizontes, 36(3), 231–239. https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i3.586