O Minecraft na formação de professores dos anos iniciais em matemática

Authors

  • Adriana Fernandes do Carmo Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF
  • Karine Gabrielle Fernandes
  • Marcela Arantes Meirelles Colégio Tirandentes e Colégio Balão Mágico.
  • Reginaldo Fernando Carneiro Faculdade de educação/Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.592

Abstract

Neste relato de experiência, discutiremos algumas possibilidades da utilização do jogo Minecraft na formação de professores dos anos iniciais, referente à matemática. Essa temática surgiu da demanda dos participantes de um projeto de pesquisa e extensão ao refletir sobre o ensino e a aprendizagem de ciências e matemática. Desenvolveram-se oficinas que possibilitaram discutir jogos eletrônicos e conteúdos matemáticos que poderiam ser abordados com o Minecraft. Devido a falta de familiaridade com o jogo, ele foi utilizado somente em alguns momentos quando aprendemos sobre sua dinâmica e depois seus conceitos foram explorados de forma lúdica e concreta. Constatamos a importância da visualização em geometria e a possibilidade de desenvolver, por exemplo, estratégias para resolução de problemas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adriana Fernandes do Carmo, Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF

Licenciada em Pedagogia e Especialista em Gestão Educacional.

Karine Gabrielle Fernandes

Licenciada em Química e Mestranda em Educação pela UFJF.

Marcela Arantes Meirelles, Colégio Tirandentes e Colégio Balão Mágico.

Licenciada em Química e Mestranda em Educação pela UFJF.

Reginaldo Fernando Carneiro, Faculdade de educação/Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciado em matemática e doutor em educação pela UFSCar. Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Published

2019-03-15

How to Cite

Carmo, A. F. do, Fernandes, K. G., Meirelles, M. A., & Carneiro, R. F. (2019). O Minecraft na formação de professores dos anos iniciais em matemática. Horizontes, 37, e019015. https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.592

Issue

Section

Relato de Experiência