Deficiência intelectual e linguagem escrita: discutindo a mediação pedagógica

Autores

  • Katia de Moura Graça Paixão Universidade Federal de Santa Catarina
  • Anna Augusta Sampaio de Oliveira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i3.710

Resumo

O ensino da linguagem escrita em estudantes com deficiência intelectual é um tema que ainda carece de estudos acerca do papel do outro nesse processo, especialmente do professor.  O objetivo do estudo foi investigar e analisar a mediação pedagógica a partir de uma pesquisa de intervenção envolvendo a linguagem escrita, direcionada a escolares com deficiência intelectual, a fim de discutir o papel do professor frente a este processo. Para responder esse objetivo, realizamos um estudo de caso envolvendo dois estudantes com deficiência intelectual matriculados nas séries iniciais do ensino fundamental e dois pesquisadores em contexto de intervenção. A análise das relações dialógicas estabelecidas entre os estudantes e pesquisadores em consonância aos resultados do desempenho dos estudantes nas áreas de linguagem, escrita, memória e leitura demonstraram contribuir para o planejamento pedagógico direcionado a esse público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia de Moura Graça Paixão, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Pedagoga da área de Educação Especial do Colégio de Aplicação - UFSC, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão Social (GEPIS).

Anna Augusta Sampaio de Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Profª Livre-docente do Departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências "Júlio de Mesquita Filho" no qual é docente nos cursos de Pedagogia e Fisioterapia e no Programa de Pós-graduação em Educação e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão Social (GEPIS).

Downloads

Publicado

07-12-2018

Como Citar

Paixão, K. de M. G., & Oliveira, A. A. S. de. (2018). Deficiência intelectual e linguagem escrita: discutindo a mediação pedagógica. Horizontes, 36(3), 86–98. https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i3.710