A docência como experiência ética: aproximações entre os estudos foucaultianos e a prática docente
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.764Abstract
Este artigo busca pensar a experiência docente contemporânea à luz dos aportes teórico-metodológicos foucaultianos da ética. Pretende discutir, a partir de projetos de docentes brasileiros submetidos a uma premiação nacional, os enunciados éticos que esses sujeitos foram capazes de produzir tanto como manifestação de ética quanto de política. Para isso, discute as noções de ética e de experiência na obra de Michel Foucault; em seguida caracteriza os aspectos mais relevantes da pesquisa realizada sobre os projetos de professores premiados nacionalmente; por fim, ensaia uma possível atividade ética dos professores. A conclusão não poderia ser outra: numa perspectiva ética, os professores experimentam, por si mesmos - em relação aos outros, obviamente -, a construção de sentidos para uma docência atual - passível de críticas, certamente, mas devidamente situada -, capaz de produzir clivagens, acordos, divisas e modos de existir no interior mesmo de uma docência específica, ou seja, global, local, humanista e de resolução de problemas sociais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.