Uma leitura da biopolítica: reflexões sobre a Segurança Pública no Brasil (2006 – 2017)
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.772Abstract
Neste artigo realizamos uma leitura qualificada da noção de biopolítica na obra de Michel Foucault buscando explorar as possibilidades analíticas deste termo em face do campo da Justiça Criminal no Brasil. Para realizar essa aproximação, tomamos como perspectiva o campo da Sociologia da Violência, tendo como recorte a articulação de três dinâmicas: um dispositivo policial militarizado, um dispositivo de “guerra às drogas” e uma dinâmica punitiva de encarceramento em massa. Como resultado, constatamos que a biopolítica como um modelo interpretativo contribui para compreender dinâmicas recentes do campo da violência e da justiça criminal no país, porém também possui limitações e tem encontrado desdobramentos atuais como a tanatopolítica e a necropolítica.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.