A voz feminina no poema de Adélia Prado: uma bandeira de luta
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.775Abstract
Este artigo se propõe a desenvolver uma interpretação crítica do poema de Adélia Prado, Com Licença Poética, em diálogo com o Poema de Sete Faces, de Drummond de Andrade, e com as reflexões estético-filosóficas de Theodor Adorno, particularmente em sua Palestra sobre Lírica e Sociedade. Entranhar-se na intimidade de seus versos na tentativa de compreender o anúncio do “anjo esbelto” à mulher do século XX, “vai carregar bandeira”, é seu desafio primeiro. Observar que a luta das mulheres pela emancipação, pela igualdade de direitos com os homens, se faz intensa e mais do que nunca necessária nos dias de hoje é outra constatação que o poema, como obra de arte viva, transmite, incentiva e indica. Sigamos seus encaminhamentos!
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.