Gênero e educação: dissidências, resistências e transgressões
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.857Abstract
Este artigo aborda problemáticas referentes às discussões de gênero no contexto escolar no que tange às conformações culturais que definem e legitimam papéis sociais e reforçam binarismos. A partir de uma pesquisa teórica, são tecidas algumas ponderações sobre a produção e potência da conceitualização do termo gênero e sua relação com as produções das identidades masculinas e femininas, especialmente relacionando a atuação do discurso escolar em relação a estas temáticas. Perceber e pensar sobre as relações de poder que interagem na escola é uma forma de opor-se, de gerar resistência e tecer um outro olhar, uma outra escuta, capaz de compreender e acolher as diversidades, vendo-as como uma forma de manifestação da identidade/subjetividade do sujeito.
Palavras-chave: Gênero; Contexto Escolar, Problematizações.
Downloads
References
BUTLHER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 5ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
BRUNER, Jerome. Actos de significado: más allá de la revolución cognitiva. Madrid: Alianza Editorial, 1990.
CARVALHO, Marília Pinto. Mau aluno, boa aluna? Como as professoras avaliam meninos e meninas. In: Revista de estudos feministas. Florianópolis: UFSC, p. 554-574, 2004.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. 2ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010
___. História da sexualidade 1: a vontade de saber. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
___. Microfísica do poder. São Paulo: Graal, 2013.
___. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2012.
HAHNER, June. Emancipação do sexo feminino. A luta pelos direitos da mulher no Brasil, 1850-1940. Florianópolis: Ed. Mulheres; Santa Cruz: EDUNISC, Cap. 2: Em busca de educação, emprego e voto, p. 115-181, 2003.
LOURO, Guacira Lopes. Currículo, gênero e sexualidade. Porto: Porto Editora, 2000.
___. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 2008.
___. Mulheres na sala de aula. In: PRIORE, Mary Del. História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2013.
PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história. Bauru: EDUSC, 2005.
PIERUCCI, Antônio Flávio. Do feminismo igualitarista ao feminismo diferencialista e depois. IN: BRABO, Tânia Suely A. M. (Org). Gênero e Educação: lutas do passado, conquistas do presente e perspectivas futuras. São Paulo: Ícone, p.30 – 44, 2007.
REVEL, Judith. Dicionário de Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
SALIH, Sara. Judith Butler e a teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para a análise histórica. 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.